Atualmente, Gramado é um dos destinos favoritos entre os turistas. Não é por acaso. Sobretudo, esse fragmento da Serra Gaúcha é perfeito para se desfrutar em família, entre amigos ou mesmo a dois. Frequentemente, os visitantes ficam em dúvida em meio à tantas opções. Portanto, organizamos uma programação do que fazer em Gramado em 3 dias, para tornar seus momentos memoráveis! Confira!
Dia 1
Lago Negro
Antes de tudo, o Lago Negro é um famoso cartão postal de Gramado. Afinal, o visitante fica em contato direto com a natureza. Além disso, árvores importadas da Floresta Negra na Alemanha decoram as margens do lago, dando origem ao seu nome.
Por fim, a entrada no local é franca. Apenas os passeios de pedalinho são cobrados.
Horário de funcionamento dos pedalinhos: das 8h30min às 18h.
Endereço: Rua. J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado.
Tour Linha Bella
Desde já, quando o assunto é “o que fazer em Gramado em 3 dias”, essa experiência não pode ficar de fora! Assim, trata-se de um roteiro envolvendo cultura, história e gastronomia no interior da cidade. Aliás, essa atração é ideal para fugir da agitação e das filas dos parques centrais.
Desse modo, o passeio começa na Praça das Etnias. Então, dura cerca de 6 horas até a sua conclusão, que se dá na Linha Nova – onde se originou a cidade de Gramado. Além disso, o Tour Linha Bella é feito a bordo de uma jardineira histórica! Durante o percurso, são feitas 5 paradas em propriedades de famílias tradicionais de imigrantes, para visitação e degustação. Por último, um típico almoço Italiano e todo o seu sabor na Cantina Linha Bella.
Jantar – Noite Italiana
Após um dia agitado de passeios, nada melhor do que um típico jantar italiano! Assim, um ambiente integralmente pensado para prestigiar o papel do imigrante italiano no Sul do Brasil, bem como de seus descendentes que perpetuam a cultura.
Então, o espetáculo culinário acontece na Cantina Linha Bella, um restaurante tradicional italiano.
Aliás, além do típico jantar italiano, você acompanhará uma apresentação de música ao vivo para abrilhantar sua noite!
Por último, mas não menos importante, há o buffet de sobremesas – o queridinho dos visitantes -, é a vez das iguarias doces italianas que agradam a todos os gostos.
Dia 2
Bus Bier Tour
Em seguida, vamos ao nosso segundo dia em Gramado. Neste passeio você irá mergulhar no universo da Cerveja Artesanal a bordo do Busbier, um ônibus temático incrível. Desse modo, você ingressará um um espaço todo adaptado com prateleiras de cervejas e até mesas de bar. Isso mesmo, você passeia em um bar itinerante. Todos amam!
Durante o passeio, você receberá um chapéu típico alemão e canecos de chopp a tiracolo, o caneco você pode levar para casa de recordação.
Por fim, você visitará as Cervejarias GramBier e Ambarina. As visitas são guiadas e você poderá conhecer todo o processo de fabricação e descobrir as curiosidades da cervejaria.
Passeio a Cavalo
Após o tour da Cerveja, vamos para um passeio mais tranquilo em meio à natureza. Assim, você poderá desfrutar de um lindo passeio a Cavalo por estradas rurais percorrendo caminhos em meio a mata nativa! Essa é uma oportunidade única!
Então, você poderá cavalgar acompanhado por guias experientes, em animais dóceis e bem cuidados em um passeio que pode levar 40 minutos, 1h30 e até 3 horas, como preferir.
Ademais, o parque localiza-se na RS 235 Km 29,5, na Rua Linha Carazal Acorssi em Gramado.
Além disso, o parque abre diariamente das 9h às 18h e crianças menores de 6 anos são isentas.
Jantar – Noite Gaúcha
Primeiramente, a Noite Gaúcha acontece na Churrascaria Garfo e Bombacha em Canela – referência na região quando o assunto é tradicionalismo – e é uma das atrações mais faladas e procuradas pelos turistas que passam por Gramado.
Assim, o espetáculo inclui músicas, danças e apresentações típicas do Rio Grande do Sul. E, como não poderia faltar, o tradicional churrasco. Antes de mais nada é preciso dizer que o ambiente é rico em detalhes que retratam fielmente a cultura gaúcha e proporcionam ao turista a oportunidade de sentir na pele a verdadeira tradição sulista.
Inegavelmente trata-se de uma experiência cultural e gastronômica inesquecível! Não perca!
Dia 3
Tour Uva e Vinho
Atualmente, os arredores de Gramado – que igualmente compõem a região serrana – têm muito a oferecer. Por exemplo, os passeios para o Vale dos Vinhedos saindo de Gramado. São roteiros de um dia todo que costumam deixar os visitantes deslumbrados.
Durante o passeio, veja as paradas que você irá fazer:
- Praça das Flores e Labirinto Verde;
- Vinícola Garibaldi;
- Devorata Trufas Artesanais;
- Vinícola Michele Carraro;
- Almoço Italiano;
- Vinícola Miolo.
Jantar – Noite Suíça
Sem dúvida, um fondue tradicional não poderia ficar de fora da sua viagem para Gramado. Afinal, a origem e receita vem da Suíça, porém a Serra Gaúcha incorporou à tradição devido ao friozinho que lembra o clima europeu. Assim transformou-se em uma refeição obrigatória para quem passa por Gramado.
Nada como apreciar uma refeição deliciosa ao som de uma boa música ao vivo e um bom vinho para se despedir de Gramado, não é mesmo?
Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.
Até a próxima.