Mundo a Vapor em Canela – Imperdível

À primeira vista, o Mundo a Vapor em Canela – Imperdível, é uma atração que inclui descobertas, conhecimento e diversão. Logo, embarque nessa aventura especial, rumo ao tempo em que as máquinas eram movidas a vapor. Nessa visita você irá conhecer um parque cheio de vida, arte e movimento. Saiba tudo aqui!

Uma Volta ao Mundo através das Máquinas

Antes de mais nada, prepare-se para uma volta ao mundo diferente! Afinal, essa é a viagem que você irá fazer através das máquinas a vapor que transformaram a história. Então, você terá um misto de conhecimento e diversão, passando pelos seis continentes. Ainda mais, você descobrirá como cada país foi impactado pela força do vapor e o quanto ele ainda é importante até hoje. Desse modo, o Mundo a Vapor em Canela – Imperdível, é uma atração perfeita para toda a família!

Como surgiu o Mundo a Vapor

Primeiramente, o parque nasceu inspirado por uma história real. Isso mesmo, ela aconteceu aqui na cidade de Canela. Anteriormente, na década de 20, a oficina mecânica de Ernesto Urbani atendia as serrarias que eram movidas por grandes máquinas a vapor.

Assim, toda a vida do pequeno vilarejo, então chamado Campestre Canella, girava em torno do trem que partia de Porto Alegre, e seguia em direção a Serra levando mantimentos. Em contrapartida, daqui ele levava a madeira que era extraída em grande quantidade. Após anos é que um segundo vagão passou a transportar pessoas e com isso a relevância do trem se tornou ainda maior para o desenvolvimento de Canela e região.

Mundo a Vapor em Canela - Imperdível

Era nesse cenário que viviam os três filhos de Ernesto Urbani. Assim, Omar, Benito e Hermes cresceram dentro da oficina que consertava os locomóveis. Igualmente apaixonados por máquinas a vapor, eles tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade. Então nas horas livres, aproveitavam as sucatas da oficina e criavam verdadeiras obras de arte: máquinas a vapor em miniatura. E o mais curioso e desafiador é que eles as faziam de modo que funcionassem perfeitamente, reproduzindo o processo industrial das grandes máquinas.

Um sonho que virou realidade

Anos se passaram e os filhos, já adultos, puderam então transformar o sonho de criança em realidade. Desse modo, em 1991 o Mundo a Vapor foi inaugurado. Assim, a comunidade e os milhares de turistas que passam pela região a cada ano encontram algo peculiar: máquinas a vapor únicas no mundo produzidas artesanalmente pelos irmãos. Você não pode perder!

Mundo a Vapor em Canela - Imperdível

Por fim, essa é a verdadeira história do Mundo a Vapor em Canela – Imperdível! Um parque temático idealizado por mentes inventivas e corações apaixonados. A energia do vapor que você encontra lá é, na verdade, a energia movida por um ideal. O de presentear você com um parque cheio de vida, arte e movimento!

A Fachada

Analogamente, a fachada do Mundo a Vapor reproduz a cena famosa do acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895. Na ocasião, uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros. Assim, a locomotiva permaneceu pendurada por um de seus 12 vagões.

Mundo a Vapor em Canela - Imperdível

Localização

O Mundo a Vapor fica na rodovia que liga Canela a Gramado.

Endereço: Avenida Don Luiz Guanella nº 1247 – RS 235.

Passeio de Trem

No Mundo a Vapor o visitante não é apenas um espectador. Ele vivencia a emoção de andar sobre os trilhos do trem em um passeio lúdico a bordo de um charmoso trem. No compasso da locomotiva, você será embalado rumo a um tempo diferente. A locomotiva de quatro metros tem três vagões com capacidade para até 12 pessoas cada, e percorre 270m por um lindo bosque em uma área de aproximadamente 6.000m².

Além do mais, o passeio está incluso no ingresso, dura cerca de 5 minutos e pode ser feito por adultos e crianças. Então, enquanto o trem percorre os trilhos você poderá viajar através do imaginário para onde quiser, então aproveite viva os seus sonhos no Mundo a Vapor!

Outros Passeios em Canela e Gramado


Por fim, esperamos ter ajudado com nossas sugestões a organizar seu passeio! No entanto, se você pensou em algo diferente ou quer personalizar seu roteiroclique aqui!

Leia Também:

O que fazer em um dia em Gramado.

Deixe um comentário