O que fazer em Gramado em setembro

De antemão, Gramado não é só inverno, festival de cinema e neve, não. Quando o frio vai embora e as flores desabrocham é que você vai poder conhecer uma outra cara da Serra Gaúcha. Assim, vamos te mostrar o que fazer em Gramado em Setembro.

Eventos de Setembro

À primeira vista, setembro terá a possibilidade de você fazer um final de semana prolongado no feriado de 7 de setembro, visto que vai cair em uma terça-feira. Assim, você pode pensar em dar aquela escapadinha para a Serra Gaúcha que vem prometendo há anos.

Além disso, no mês de setembro aqueles apaixonados por gastronomia, cerveja artesanal e vinhos vão se sentir especialmente motivados a visitar Gramado e Canela. A seguir entenda o porquê.

Festival de Cultura e Gastronomia

Antes de tudo, o evento se inspira em culinárias diferentes, a cada ano, para o preparo dos pratos e da ambientação! Assim, vários restaurantes da cidade se reúnem para preparar pratos típicos da cultura escolhida. Em suma, ocorre de 2 a 12 de setembro de 2021 e você não vai querer perder.

Além disso, ao saborear as receitas preparadas para o festival, o visitante poderá apreciar diferentes estilos musicais! É um evento rico em cultura!

Sabores de Canela

Primordialmente no centro da cidade, mas também no Laje de Pedra, na zona rural, na estrada que leva ao Parque Caracol, enfim, por todos os cantos de Canela se sentirá aroma e sabor da especiaria que dá nome a cidade.

Assim, as principais casas gastronômicas de Canela se reúnem para realizar um roteiro culinário cheio de inovação e capricho. Em suma, há tanta variedade que até os paladares mais exigentes são satisfeitos.

Atrações para curtir a primavera

Com a finalidade de inspirar uma viagem comemorativa dos bons ventos da primavera, fizemos uma seleção de atrações da Serra Gaúcha que têm tudo a ver com essa estação tão arejada.

Le Jardin Parque de Lavanda

Enquanto você caminha sob a copa das árvores que filtram os raios de sol, vai sentir o cheiro de manhã de domingo (em qualquer dia da semana) e vai agradecer não estar em nenhum outro lugar senão aquele.

Compartilhe com a sua companhia um apfelstrudel com sorvete de creme e um café aromatizado, ao mesmo tempo em que aprecia a paisagem ligeiramente semelhante a uma tela de Van Gogh em seus últimos trabalhos provençais.

Endereço: Rodovia RS 115, nº 37700 – Gramado / RS

Funcionamento: Terça a domingo das 9h30 às 17h30. O Bistrô e as Estufas encerram suas atividades as 17h.

Vinícola Jolimont

Antecipadamente é preciso dizer que a paisagem desse local é sem igual. Esse Terroir situa-se no Morro Calçado – em Canela – e oferece muito mais do que vinhos finos. Nesse sentido, há belas vistas, degustações, palestra, piquenique e stands para fotos em formato de pipa.

Ainda mais, você estará vivendo uma experiência exclusiva, haja vista que os vinhos produzidos na Jolimont não estão à venda em supermercados. A empresa preza a qualidade do produto e, por acreditar que esta se perde no caminho, prefere vender os seus vinhos finos diretamente.

Além disso, saiba que na degustação, você provará 7 rótulos da casa e, ainda, receberá dicas de como extrair o melhor do sabor dos vinhos.

Os passeios à Jolimont ocorrem diariamente das 09 horas às 17 horas. Além disso, a atividade inclui o ingresso de visita na Vinícola Jolimont, tour Virtual com óculos de realidade virtual (com visualização do processo de produção desde a colheita até o engarrafamento dos vinhos) e degustação orientada com 7 produtos Jolimont (vinhos e espumantes).

Tour Rural Linha Bella

Trata-se de um roteiro envolvendo cultura, história e gastronomia no interior da cidade. Aliás, essa atração é ideal para fugir da agitação e das filas dos parques centrais.

Primeiramente, o passeio começa na Praça das Etnias. Dura cerca de 6 horas até a sua conclusão, que se dá na Linha Nova – onde se originou a cidade de Gramado.

Além disso, o Tour Linha Bella é feito a bordo de uma jardineira histórica! Durante o percurso, são feitas 5 paradas em propriedades de famílias tradicionais de imigrantes, para visitação e degustação. Por último, um típico almoço Italiano e todo o seu sabor na Cantina Linha Bella. Assim, fogão a lenha, sobremesas da Nôna e música tradicional, são alguns dos atrativos desta bela cantina.

Parque Olivas de Gramado

Agora imagine você, seu amor e um dia ensolarado de piquenique, vista para o cânion e ar puro. Certamente você ficou tentado. Com efeito, o Parque Olivas de Gramado oferece tudo isso e muito mais, não à toa se tornou o passeio com maior custo-benefício de Gramado.

Assim, você vai conhecer a história e saber como e produz o azeite de oliva, bem como escolher, para acompanhar a degustação do azeite de oliva, dentre diversas opções de tábuas especiais com vários tipos de queijos, embutidos e pães.

Só para ilustrar, veja o que é incluso no passeio:

  • Degustação de Azeites;
  • Livre acesso a Fazendinha – interação com os mini-animais;
  • Tour Rural;
  • Plantações de oliveiras e frutíferas;
  • Cânions;
  • Boutique das Olivas; 
  • Trilhas;

Passeio a Cavalo

Quer desfrutar de um lindo passeio a Cavalo por estradas rurais de Gramado, percorrendo caminhos em meio a mata nativa? Essa é a sua oportunidade.

Assim, você poderá cavalgar acompanhado por guias experientes, em animais dóceis e bem cuidados em um passeio que pode levar 40 minutos, 1h30 e até 3 horas, se você assim desejar.

Esse parque localiza-se na RS 235 Km 29,5, na Rua Linha Carazal Acorssi em Gramado, próximo a Vinícola Ravanello e Snowland.

Além disso, o parque abre diariamente das 9h às 18h e crianças menores de 6 anos são isentas.

Por outro lado, se você ainda tiver alguma dúvida sobre os Parques temáticos em Gramado e Canela, pode chamar nossa equipe no whatsapp:

LEIA TAMBÉM:

Por fim, agradecemos à sua atenção e desejamos uma ótima passagem pela Serra Gaúcha.

Até breve.

Deixe um comentário