Roteiro de 5 dias em Gramado

Atualmente, Gramado é um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Não é por acaso. Sobretudo, esse fragmento da Serra Gaúcha destaca-se pela quantidade de opções atrativas e pontos turísticos. Além do mais, são opções para todos os tipos de públicos e bolsos. Frequentemente, os visitantes ficam em dúvida em meio à tantas coisas para conhecer. Portanto, organizamos um roteiro de 5 dias em Gramado, para te ajudar a desfrutar ao máximo sua viagem! Confira!

Dia 1

Rua Torta

Em primeiro lugar, a Rua Torta atrai visitantes de todos os lugares. Contudo, a rua ficou conhecida por seu formato cheio de curvas e decoração inusitada. Analogamente, lembra a Lombard Street  famosa rua da cidade de São Francisco na Califórnia. Ademais, a Rua Torta de Gramado, fica localizada em frente à praça das Etnias, no centro da cidade. Com certeza, os jardins floridos e a iluminação bem pensada, transformaram a rua num ponto turístico altamente “fotografável”.

Roteiro de 5 dias em Gramado
Rua Emílio Sorgetz – a Rua Torta em Gramado

Snowland

Antes de mais nada, esse é um dos passeios mais procurados pelos turistas que passam pela Serra Gaúcha. De antemão, a Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Assim, o parque possui 16 mil metros quadrados e funciona desde 2013. Atualmente conta com inúmeras atrações, por exemplo a Montanha de neve, onde a neve é de verdade e produzida 365 dias no ano.

Roteiro de 5 dias em Gramado
Snowland

Finalmente, o parque oferece mais de 30 atividades para qualquer faixa etária, ou seja, é perfeito para um passeio familiar.

Com a finalidade de aproveitar ao máximo a experiência na neve, aconselhamos que você reserve um turno para esse passeio, que dura aproximadamente 4 horas.

Sequência de Fondue Premium

Após um dia cheio de passeios e diversão, nada melhor do que sentar, relaxar e apreciar uma boa refeição. Todavia, é necessário comprar com antecedência.

Roteiro de 5 dias em Gramado
Sequência de Fondue Malbec Restaurante

De antemão, esse jantar não é apenas uma refeição, prepare-se para uma autêntica noite suíça! Assim, a sequência inicia com a tradicional fondue de queijo, acompanhada por pães, brócolis, linguiça, batata e goiabada. Em seguida a fondue de carne na pedra, com cortes nobres de carne bovina, suína e frango, além de 12 variedades de molhos e farofa. Por último, a fondue de chocolate traz os sabores das frutas da estação com o mais apreciado dos doces.

Dia 2

Centro de Gramado

À primeira vista, o centro de Gramado se mostra extremamente convidativo e reúne algumas atrações populares da cidade. Em primeiro lugar, são lugares para conhecer gratuitamente enquanto o visitante curte um passeio a pé pela região central.

Só para ilustrar, esses são alguns dos lugares que você pode conhecer enquanto faz uma caminhada pelo centro da cidade:

  • Igreja São Pedro e Fonte do Amor Eterno;
  • Rua Coberta;
  • Largo da Borges;
  • Palácio dos Festivais e Calçada da Fama;
  • Avenida Borges de Medeiros;
  • Praça das Etnias.
  • Rua do Amor e Casamento dos Sonhos.

Além disso, por ser uma região comercial, você encontra os mais variados tipos de comércio. Dessa forma, aproveite para passar nas lojas de chocolates, vinhos, artesanatos, pubs e cafés que você encontrará pelo caminho.

Tour Raízes Coloniais

Inegavelmente, o Tour Raízes Coloniais é um verdadeiro retorno às origens da colonização Italiana no município. Assim, esse passeio se mostra uma ótima opção para fugir um pouco da agitação e das filas das atrações centrais.

Tour Raízes Coloniais

Em resumo, alguns atrativos desse passeio são:

  • Casa Centenária: A casa foi construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames).
  • Fábrica de Erva-Mate Marcon: Na fábrica Marcon é possível acompanhar de perto o processo artesanal de fabricação da erva-mate – a matéria prima do tradicional chimarrão.
Café Della Nonna
  • Museu Fioreze: Atualmente o Sr. Nelson Fioreze orgulha-se de mostrar aos visitantes seu acervo de peças antigas que coleciona desde os 12 anos de idade.
  • Família Foss: Historicamente o povo italiano é muito hospitaleiro e aprecia uma casa cheia de amigos. Assim, a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece o saboroso Caffè Della Nonna.  

Dia 3

Inegavelmente Gramado é um destino rico em atrações. Porém o viajante deve considerar explorar seus arredores. Igualmente e especialmente o Vale dos Vinhedos. E sim, é possível fazê-lo em um dia de viagem.

O passeio de trem ocorre na cidade de Bento Gonçalves, percorre por Garibaldi e Carlos Barbosa. Mas você pode contratar o Tour com saída diretamente do seu hotel em Gramado ou Canela e, assim, já curtir o passeio desde a saída da sua hospedagem.

Como será o passeio?

  • Passeio de Trem Maria Fumaça, com duração de 1h30, percorrendo o caminho entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi (parada para Degustação com dança e música) e Carlos Barbosa , oferecendo show típico italiano (tarantela).
  • Almoço no Vale dos Vinhedos em Cantina de comida típica italiana.
  • Parada em Fábrica de Malhas.
  • Parque Temático Epopeia Italiana, aonde Rosa e Lázaro, personagens principaiscontam, através dos lindos cenários, a história da chegada da imigração italiana no Brasil. 
  • Visita e Degustação na Vinícola Aurora
  • Queijaria Valbrenta, com degustação de queijos, salames copas e iguarias coloniais.
  • Varejo da Tramontina, onde você poderá visualizar toda linha de produtos em um gigantesco showroom.

Dia 4

Lago Negro

Primeiramente, o Lago Negro é um famoso cartão postal de Gramado. Ideal para uma caminhada matinal, ou também para um passeio no final da tarde, mas o lago é parada obrigatória. Além disso, árvores importadas da Floresta Negra na Alemanha decoram suas margens, dando origem ao seu nome.

Por fim, a entrada no local é franca. Apenas os passeios de pedalinho são cobrados.

Endereço: Rua. J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado.

Parque Olivas de Gramado

Supreendentemente, o Parque Olivas reúne cânionsmini animaispaisagens estonteantesolivicultura e todos seus benefícios, além de todo o charme e sofisticação que Gramado possui!

Tanto para um almoço, como para um piquenique em um dia ensolarado, o Parque Olivas sempre encanta os visitantes. Afinal, o Parque, a gastronomia e os produtos derivados da oliva combinam simplicidade e elegância de um jeito muito criativo. Além disso, os turistas podem fazer trilhas e curtir um passeio pelos bosques e florestas!

Bus Bier Tour

Neste passeio você irá mergulhar no universo da Cerveja Artesanal a bordo do Bus Bier, um ônibus temático incrível. Assim, os tripulantes visitam as Cervejarias GramBier e Ambarina.

Na Ambarina as visitas são guiadas e você poderá ver todo o processo de fabricação e conhecer as curiosidades da cervejaria.

Dia 5

Tour Cânion Itaimbezinho

Por último, esse passeio não pode ficar de fora do roteiro de 5 dias em Gramado. Primordialmente, trata-se de uma experiência incomparável, com trilhas e visual tão deslumbrantes que fica difícil descrever.

Antes de tudo, a formação rochosa existe há pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores cânions do Brasil. Desse modo, sua extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m.

Durante esse tour você irá conhecer a Trilha do Vértice. A trilha inicia no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Logo, em menos de uma hora de caminhada é possível alcançar a borda do Cânion Itaimbezinho, chegando até a cascata Andorinhas.

Igualmente bela é a Trilha do Cotovelo. Sendo assim, uma trilha leve – aproximadamente 6 quilômetros. A mesma leva até um mirante que proporciona uma visão geral do Cânion.


Por fim, esperamos que você curta ao máximo seu passeio pela Serra Gaúcha!

Então, se você pensou em algo diferente ou quer montar um roteiro personalizado, clique aqui!

Deixe um comentário