Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo

A princípio, elaborou-se o passeio Itaimbézinho Coletivo a pedido dos viajantes que passavam por Gramado e Canela, isso porque muito se ouve falar a respeito dos Cânions do Sul em todas as partes do Brasil. E não poderia ser diferente, é um dos maiores Cânions da América Latina. Assim, lhe mostraremos por que razão deve optar pelo Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo.

O Cânion Itaimbézinho localiza-se entre Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC, e é o mais famoso dos cânions que constituem os Aparados da Serra.

Sobretudo você perceberá que as paredes rochosas do Cânion são ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica.

Além de Mata Atlântica, os Aparados da Serra são formados por Floresta de Araucária, campos e penhascos.

Juntamente com todo esse complexo natural, existe o habitat de diversas espécies nativas preciosas, como papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.

Ainda mais, nessa época do ano – primavera e verão – as Andorinhas e Andorinhões, que são aves migratórias, vêm aos Aparados da Serra para fugir do inverno no Hemisfério Norte. Você vai ver o espetáculo que seus voos formam junto às Cascatas do Canion Itaimbézinho.

Com a finalidade de ampliar a experiência na natureza, o Parque oferece três trilhas para passeio, as quais veremos a seguir.

Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo

As três trilhas do Parque Nacional dos Aparados da Serra são de fato belíssimas, mas convém diferenciá-las para que você possa entender como aproveitar melhor os Cânions.

TRILHA DO RIO DO BOI

De antemão, a Trilha do Rio do Boi possui maior complexidade de travessia, visto que é realizada no interior do do Cânion Itaimbézinho, em outras palavras, a caminhada ocorre por dentro do rio.

Contudo, é um passeio que dura cerca de 7 horas e requer o acompanhamento de guia especializado.

Por último, é curioso porque esta trilha pertence à Praia Grande/SC e fica abaixo das trilhas Vértice e Cotovelo, as quais se situam no planalto, acima do cânion e pertencem a Cambará do Sul/RS.

TRILHA VÉRTICE

Antecipadamente, trata-se da trilha mais visitada, por se tratar do percurso mais curto. Através da Trilha Vértice o visitante conhece a beirada do Cânion Itaimbezinho.

Nesse sentido, percorre-se 1,4 km de caminhada, com boa sinalização e placas ao longo de todo o caminho explicando o que você encontrará pela frente.

Finalmente, a Trilha Vértice contorna a borda do Planalto e fica aberta ao público entre 8h da manhã e 17h da tarde e leva-se uma hora para concluir o trajeto.

CASCATA DAS ANDORINHAS

Em primeiro lugar, no primeiro mirante da Trilha Vértice, você enxergará a Cascata das Andorinhas, a qual se formou na escarpa do Cânion Itaimbezinho, onde deságua o Rio Perdizes.

Acima de tudo, a cascata tem esse nome em razão das suas rochas, que constituem a morada de andorinhas. Ademais, essas belas aves entram e saem da cachoeira dando vida à belíssima queda d’água.

CASCATA VÉU DA NOIVA

Em segundo lugar, o mirante da Trilha Vértice conduz o visitante para uma vista frontal da Cachoeira Véu de Noiva. Essa Cascata se forma pela queda do Rio Perdizes de uma altura de cerca de 700 metros, até chegar ao fundo do cânion.

Em terceiro lugar, há mais um mirante, no qual é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbézinho. O ponto assume a forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.

TRILHA COTOVELO

Semelhantemente, ao fazer essa trilha você terá uma visão geral da área e da extraordinária paisagem. Trata-se de uma Trilha bem mais extensa do que a Trilha Vértice, porque possui 6,3 km e leva-se cerca de 3 horas para concluir o passeio.

Tal qual na Trilha Vértice, na Trilha do Cotovelo, também há uma bela queda d´água, a qual se forma perto do Mirante do Cotovelo, no Arroio do Preá. Além disso, apresenta um mirante esplêndid, no qual é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbézinho, com o corte do Rio do Boi no interior e uma cachoeira.

Em suma, todas as trilhas são maravilhosas. Desse modo, cabe a você, de acordo com o seu gosto, condicionamento físico e disponibilidade de tempo, escolher aquela que mais agrada.

Sobre a Logística do Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo

Primeiramente, a agência busca os visitantes em suas pousadas ou hotéis em Gramado ou Canela.

Os visitantes sairão entre 7h e 8h da manhã e retornarão em torno das 17 horas da tarde.

A agência deixa os visitantes em suas pousadas ou hotéis.

Inclui-se no passeio o transporte com o acompanhamento de um guia pelo Parque.

Haverá uma parada para os visitantes comprarem uma refeição ou lanche (as bebidas e refeições não estão inclusas).

Se chover, fique tranquilo, a agência oferece capas de proteção.

Atualmente não há cobrança de ingressos para entrada no Parque.

Recomendações para o Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo

Ainda que você percorra apenas a Trilha Vértice – que é a trilha de curto trajeto – vai preferir trajar roupas confortáveis, principalmente, escolha bem os tênis que levará , também é desaconselhável usar um par tênis pela primeira vez.

Ademais, mesmo que a previsão para a data do passeio seja de tempo nublado, leve boné e passe filtro solar, porque muitas áreas são descampadas e a potencialidade lesiva solar é grande.

A agência faz paradas no caminho para o uso de toilette, geralmente em tais locais há lanches rápidos para comprar, mas é aconselhável levar lanches rápidos e garrafas d’água extra.

Lembre-se, no entanto, que não é permitida a entrada de animais de estimação.

Você ainda tem dúvidas sobre a logística do Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo? Não se confunda com as informações conflitantes na internet, converse com a agência por Whatsapp:

Leia também:

Deixe um comentário