Calendários de Eventos 2022 em Gramado

Primeiramente é importante ressaltar que a Serra Gaúcha é belíssima e cheia de atrações em qualquer época do ano. No entanto, de acordo com os eventos que ocorrem por lá, a temática e a decoração transformam a região. Por esse motivo, trazemos pra você o Calendário de Eventos 2022 em Gramado. Por aqui você vai encontrar os eventos que estarão presentes na cidade de Gramado – e também na cidade vizinha Canela – durante o ano!

Vindima Colheita e Pisa das Uvas – Gramado

10 de Fevereiro a 06 de Março

Abrindo o calendário de eventos de 2022, a 1ª Vindima da cidade de Gramado, com espaço especial na Praça das Etnias, que se tornará a Vila do Vinho. Assim, alguns restaurantes oferecem pratos harmonizados com os vinhos locais e uma programação especial nas 7 Vinícolas/Cantinas da cidade.

Ainda mais, a programação nas vinícolas está repleta de atrações que vão desde visitação com os proprietários, degustação sensorial, até colheita e pisa das uvas. Desse modo, o visitante pode se preparar para momentos de celebração e festa e para uma imersão na cultura e nas tradições de quem vive em torno da produção da uva e do vinho!

Gramado In Concert

12 a 19 de Fevereiro

Agora imagine desfrutar das belezas e atrativos turísticos de Gramado. Juntamente com isso, poder ouvir o melhor da música erudita em concertos, grupos de câmara e solistas. Esta é a proposta do Gramado in Concert – que encanta os visitantes todos os anos!

Além do mais, a Orquestra Sinfônica de Gramado realiza concertos na cidade, na região e também em outros estados. Faz parte de suas ações ainda, o incentivo à educação musical e a qualificação de músicos locais! Em resumo, é um evento incrível e vale a pena prestigiar!

Temporada de Páscoa

25 de Março a 17 de Abril – Gramado

Certamente a emoção da Páscoa em Gramado vai contagiar você. Afinal, vai ter chocolate para todo lado e as ruas da cidade serão lindamente decoradas para receber e encantar seus visitantes. Além disso, o evento terá programação diária e online, com atrações lúdicas e religiosas sendo transmitidas no canal oficial da Páscoa em Gramado no Youtube. Cabe ressaltar que programação foi adaptada para garantir a saúde e segurança de todos.

Calendários de Eventos 2022 em Gramado

20 de Março a 30 de Abril – Canela

Já o período da Páscoa em Canela será de 31 de março a 24 de abril de 2022. Assim, o evento deixará a cidade decorada com coelhos de todos os tamanhos e cores. Isso sem falar nas belas esculturas de chocolate que completam a decoração!

Além da beleza e das cores nas ruas, a programação pascoal contará com espetáculos e encenações religiosas e infantis relacionadas à Páscoa. Por fim, a Catedral de Pedra – cartão postal da cidade – fica toda iluminada, o que torna o cenário perfeito para as exibições! Não perca!

Festa da Colônia

28 de Abril a 15 de Maio – Gramado

Atualmente, descendentes de alemães, portugueses e italianos mostram aos visitantes o sabor único e delicioso de suas culinárias e produtos típicos. Além disso, você encontra muita alegria e diversão nas apresentações culturais. Assim, a festa mantém a identidade do agricultor, preserva os costumes herdados e estabelece a integração entre a cidade e o campo.

Você poderá prestigiar apresentações, folclore, jogos rurais, mostras culturais italianas e alemãs, entre outras. Aliás, o destaque do evento vai para as refeições nas comunidades rurais, um tesouro regional. Ademais, a Festa da Colônia é um evento que esbanja simplicidade e ao mesmo tempo organização!

17 a 31 de Julho – Canela

Por sua vez, em sua 28ª edição, a Festa Colonial de Canela também busca resgatar suas origens e homenagear os colonizadores e os atuais colonos do município. Então comida boa, shows de dança e música e grande participação da comunidade são as principais características da celebração!

Temporada de Inverno

01 de Junho a 31 de Julho

Quando as temperaturas começam a ficar mais baixas, Gramado e Canela se transformam. E claro, a expectativa de ver a neve é sempre muito grande. Afinal, em 2021 ela deu show no dia 28 de julho, fazendo a alegria dos visitantes e também dos moradores. Sem dúvidas o inverno é momento de aproveitar para curtir a gastronomia que a região oferece, visitar vinícolas, tomar chocolate quente na frente da lareira e tudo mais que a Serra Gaúcha proporciona!

Durante o inverno é comum que as temperaturas não passem dos 15°C e facilmente fiquem abaixo de 0°C. Então venha preparado com agasalhos e calçados adequados. Além disso, cachecóis, luvas e gorros também devem estar na mala de quem escolhe essa época para visitar a região.

Festival de Cinema em Gramado

12 a 20 de Agosto

Sem dúvida, esse é um dos eventos mais esperados do Calendários de Eventos 2022 em Gramado! Durante o festival, as ruas viram cenários de encontros emocionantes: artistas, diretores, entidades do cinema brasileiro e estrangeiro se reúnem para o maior Festival de Cinema do Brasil e da América Latina. É o evento cinematográfico mais tradicional e importante, conhecido pelo glamour e qualidade de seus filmes.

Além do mais, a disputa pelo troféu Kikito anima os debates, cria polêmicas e transforma a criação cinematográfica em uma grande festa. Não perca!

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

08 a 20 de Setembro

Na bela estrutura montada no Centro de Gramado, os visitantes terão uma mostra da rica e gostosa gastronomia gramadense, um dos grandes atrativos do principal pólo turístico do Brasil.

Afinal o início da primavera é a ocasião perfeita para experimentar novos sabores e curtir boa música. Ademais, os restaurantes inscritos organizam festins e degustações de pratos exclusivos. E o melhor: harmonizados com excelentes vinhos da região!

Natal Luz em Gramado

27 de Outubro de 2022 a 29 de Janeiro de 2023

Para fechar o Calendário de Eventos 2022 em Gramado, apresentamos o evento mais esperado do ano: o Natal Luz!

Afinal o mundo mudou, e mais do que nunca o amor e a fé farão a diferença na reconstrução de sonhos e na retomada da esperança. É com esse espírito que a 37ª edição do Natal Luz de Gramado iluminará as ruas e praças da Cidade Mágica do Natal, de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023.

Continue acompanhando nosso blog que traremos atualizações desse evento quando for divulgada a programação oficial.

Sonho de Natal em Canela

21 de Outubro de 2022 a 15 de Janeiro de 2023

Desde 1988 o Sonho de Natal vem produzindo recordes ao longo dos anos e transformando a cidade de Canela. Assim, milhões de micro lâmpadas se misturam a anjos, trenós, gnomos, fadas e Papai Noéis. Sem dúvidas é um evento singular, familiar, lúdico, repleto de efeitos visuais e de alta tecnologia. Ainda mais, busca manter viva a história do nascimento de Cristo e procura resgatar a generosidade entre as pessoas.

Ademais, o Sonho de Natal, tem uma programação inteiramente gratuita e solidária.


Por fim, esperamos ter ajudado a tornar sua viagem inesquecível! Sem dúvida, Gramado é um destino incrível, difícil é escolher dentre tantas atrações.

Porém, se você pensou em algo diferente ou para mais informações sobre passeios e pacotes, clique aqui.

Leia também:

Até a próxima!

Deixe um comentário