Como chegar em Gramado

De antemão, essa cidade conhecida pelo frio e apelo turístico do forte entretenimento é o destino preferido no Sul do país e, inclusive, já foi eleito o 3.º destino preferido no Brasil pela Trivago. Assim, vamos tecer alguns comentários para situar aqueles que têm dúvidas sobre como chegar em Gramado.

Como chegar em Gramado

Da localização propriamente dita

Como chegar em Gramado

A cidade de Gramado se situa na Encosta Inferior do Rio Grande do Sul, na Região das Hortênsias. Bem assim, Gramado está a 115 quilômetros de Porto Alegre, capital do estado, a viagem dura cerca de 2 horas. Ademais, a cidade Faz divisa com Caxias do Sul,ao norte, Três Coroas, ao sul, Canela, a leste, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval, a oeste.

Com efeito, o principal acesso para Gramado se dá através da RS 115, embora também seja atendida pelas rodovias RS-235 e RS-373.

Como chegar em Gramado – Pedágios

Se você estiver dirigindo, gostará de saber que no percurso entre as cidades de Porto Alegre e Gramado, cujas vias principais são a BR-116, RS-239 e RS-115, você encontrará dois pedágios, tanto na ida quanto na volta.

Assim sendo, um deles situa-se na RS-239, km 20 e custa R$ 3,25. Já o outro, situa-se na RS-115, km 24 e custa R$ 7,90.

Distância do Aeroporto de Porto Alegre

Primeiramente, o principal aeroporto do Rio Grande do Sul é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a cerca de 115 km de Gramado. Em razão dessa distância, você precisará de mais um transporte para chegar a Gramado. 

Por consequência, as opções são transporte público (ônibus da Citral), uber, táxi, aluguel de automóvel ou transfer.

Além disso, pode-se optar pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul, o qual recebe voos das principais cidades brasileiras, a distância até Gramado é de aproximadamente 70 km.

Vale a pena contratar transfer?

Tendo em vista que alugar um veículo logo ao sair do aeroporto pode ser um jeito estressante de começar a viagem à Serra Gaúcha, os viajantes costumam fazer a locação apenas ao chegar em Gramado.

Isso porque ao desembarcar em Porto Alegre e dirigir-se à Gramado, percorre-se a BR 116 e em seguida a ERS 239 – ambas rodovias com alguns pontos de tráfego intenso.

Assim, considerando o desconforto do transporte público e a imprevisibilidade na utilização de carro alugado, é preferível a contratação de um serviço de transporte privativo ou coletivo, para sua segurança e comodidade.

TRANSFER COLETIVO

TRANSFER IN

transfer in (do desembarque) realiza-se em veículo coletivo, podendo ter espera de até 1h no aeroporto entre um voo e outro. Bem assim, é importante destacar que o tempo de espera não é perceptível, porque os viajantes geralmente precisam de um intervalo para comer algo, ir ao toilette, acomodar-se. Assim, essa 1 hora sequer é notada.

Com o intuito de facilitar a situação do cliente, quando elo avião desembarca, o motorista respectivo já estará à espera do viajante com uma placa identificada em seu nome.

Ademais, o transporte se dá em Carro, Van, Micro-ônibus ou Ônibus, a depender das circunstâncias.

Naturalmente, a agência deixará ou buscará o passageiro no hotel ou pousada onde ele se hospeda em Gramado ou Canela (Zona Urbana);

Entretanto, se ocorrer atraso no voo, sem prévia comunicação, conduz-se o passageiro para o próximo automóvel disponível. 

Conforme a praxe, a informação do número correto do voo de embarque ou desembarque é de responsabilidade do passageiro. 

TRANSFER OUT

Relativamente ao transfer de partida, este busca os passageiros em suas pousadas ou hotéis aproximadamente 4h/5h antes do horário do voo.

Desse modo, o passageiro deverá informar o horário correto de saída por whatsApp para o responsável da reserva, um dia antes do serviço.

Semelhantemente aos demais, o transporte opera-se em Carro, Van, Micro-ônibus ou Ônibus;

Em contrapartida, a informação do número correto do voo de chegada ou partida é de responsabilidade do passageiro.

TRANSFER PRIVATIVO

Muitas pessoas preferem poupar tempo e ganhar comodidade com o transfer privativo. Outras, mais zelosas com as questões atinentes à pandemia, preferem não compartilhar o espaço com outros passageiros. Por essa razão, vamos também discorrer sobre essa opção de transporte.

TRANSFER IN

Primeiramente, no desembarque você já encontrará o motorista à sua espera com uma placa identificada com seu nome. 

Após o desembarque, como se trata de serviço privativo, a ida para Gramado é imediata. Inquestionavelmente, essa opção é para aqueles que apreciam conforto e têm certa pressa de iniciar sua viagem.

TRANSFER OUT

Semelhantemente,no transfer out (para retorno ao aeroporto), a busca dos passageiros também realiza-se sempre de 4h à 5h antes do horário do check-in aéreo. 

Dessa forma, buscam-se os passageiros em seus hotéis ou pousadas no horário definido no dia anterior, por meio do Whatsapp.

Ademais, para complementar suas pesquisas sobre Gramado, você poderá gostar de ler os seguintes artigos:

Por outro lado, se você ainda tem dúvidas acerca da aquisição de algum tour ou ingresso, pode entrar em contato com nossos atendentes, através do whatsapp:

Por último, agradecemos a sua atenção e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, críticas ou sugestões sobre novas postagens acerca do turismo na Serra Gaúcha.

Até breve.

Deixe um comentário