Maria Fumaça em São Francisco de Paula

De antemão, você provavelmente conhece a cidade por seus inúmeros atrativos, mas não há quem não esteja ansioso pela inauguração do Trem Maria Fumaça em São Francisco de Paula. Afinal, todos sabem que São Francisco tem muito mais a oferecer aos visitantes e moradores, só precisa de um pouco mais de intervenção humana. Assim, é exatamente o que o projeto deste complexo turístico pretende fazer.

Turismo em São Francisco de Paula

Apesar de pequena – aproximadamente 20 mil habitantes – “São Chico” tem muitos atrativos que a tornam o lar perfeito para uma inovação turística.

Por exemplo, o lago São Bernardo – cartão postal de São Francisco de Paula – com seus plátanos e araucária, enche os olhos dos turistas e residentes. Assim, tornou-se um ponto de encontro para a prática de esportes aquáticos, caminhadas, ou simplesmente para apreciação da natureza.

Mais ainda, a livraria Miragem é uma referência literária, arquitetônica, gastronômica e cultural do município. Dessa forma, tem-se um prédio muito peculiar com sala de leitura, recanto artístico e até um bistrô.

Além disso, quando o assunto é natureza, São Francisco é pura ostentação. Só para ilustrar, tem o Parque das Oito Cachoeiras, com 4 roteiros de trilhas marcadas por poços e mirantes, tem a reserva Ecológica e o Parque das Cascatas com corredeiras e piscinas naturais sem igual.

Parque Maria Fumaça em São Francisco

Maria Fumaça em São Francisco de Paula

À primeira vista, introjetar-se-á mais de 85 milhões de reais em um complexo turístico privado com mais de 7,2 quilômetros de ferrovia a 846 metros de altitude. O Parque se localizará em meio aos célebres campos de cima da serra e das barragens Blang e Salto.

Mais ainda, o empreendimento apresentará pelo menos 16 lojas, 3 restaurantes e um centro de espetáculos. Vai ser uma atração e tanto.

Maria Fumaça em São Francisco de Paula

Sobre o Trem

Em suma, a estrutura contará com uma estação férrea, duas locomotivas a vapor com três vagões, sendo uma delas de reserva, e um deck panorâmico com atrações artísticas que enaltecerão a cultura gaúcha.

Ademais, quanto à dimensão do trem, apresentará capacidade nos vagões para 150 passageiros. Igualmente, planeja-se 3 passeios diários, de modo que 450 passageiros por dia poderão usufruir do serviço.

Em que pé está o projeto?

Em síntese, o Parque Maria Fumaça – empreendimento encabeçado pelo Grupo Pró-Serra – recebeu parecer de viabilidade do licenciamento ambiental favorável em julho de 2019 em São Francisco de Paula.

No entanto, essas questões ambientais são de fato muito delicadas e morosas, de modo que os trâmites de praxe prosseguem porque dizem respeito a outras esferas de governo que ultrapassam a seara municipal.

Por que um trem em São Chico?

Conforme já mencionamos, São Francisco recebeu as graças da natureza em uma dimensão pouco comum. Com efeito, as paisagens naturais com revestimento florestal pouco tocado pela mão do homem, fazem de São Francisco de Paula o abrigo perfeito para essa atração.

Do mesmo modo, quem conhece São Francisco de Paula sabe que apresenta um cenário absolutamente deslumbrante. Além disso, a arte e a cultura são valores muito presentes nessa cidade, logo, não há melhor lugar para receber esse trem.

No entanto, para quem não conhece a cidade, vale a pena assistir esse vídeo:

Como ocorrerá o passeio de Trem Maria Fumaça?

Primeiramente, o percurso sob estudo dos investidores e idealizadores objetiva proporcionar ao visitante um momento de integração com a beleza natural da região.

Assim, haverá muito carinho na criação das estações, no trabalho de bordo dos vagões e na captura dos melhores ângulos da barragem Blang, campos, lavouras e criações de gado.

Barragem do Salto

Em resumo, a Barragem do Salto fica entre Canela e São Francisco de Paula. Dessa forma, trata-se de um local de visitação dos nativos da região, uma vez que oferece uma extensa área de lazer, tanto em seu lago, na parte superior, como no espraiado e suas corredeiras na parte de baixo.

Barragem do Blang

Por sua vez, na Barragem do Blang, os veículos passam na parte de baixo dela. Ademais, é ainda mais bonita quando está cheia, porque transborda e forma uma cascata na muralha.

Assim, perceba que são experiências que tornar-se-ão acessíveis ao público e trarão visibilidade à região.

Igualmente, além das barragens, o visitante terá uma experiência de contemplação muito rica durante todo o trajeto de 14 quilômetros, o qual durará aproximadamente 2 horas, no qual percorrerá fazendas, reservas, florestas de vegetação nativa e parques.

Mais ainda, em uma das estações, haverá uma parada em um deck panorâmico para apreciação da paisagem e manifestações artísticas de alta qualidade.

Por fim, assim que tivermos mais novidades sobre o tema, publicaremos no blog.

Leia também:

Além disso, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário