Passeios Ecológicos em Gramado

À primeira vista, a Serra Gaúcha tem muitas opções de ecoturismo, de forma que agrada aqueles que gostam de aventura e também aqueles que só querem passar um tempo tranquilo junto à natureza. Assim, vamos mostrar a vocês algumas das principais opções de passeios ecológicos em Gramado e Canela.

Passeios Ecológicos em Gramado

TOUR OLIVAS DE GRAMADO

Com toda a certeza, apenas estar no Parque já parece um afago para a alma. Mas mais do que isso, você vai contentar seu paladar com as degustações inusitadas de azeite de oliva e fazer descobertas gastronômicas muito agregadoras. Só para ilustrar, você sabia que é possível – e desejável – acrescentar azeite no sorvete? Exatamente. Bem assim, essa e outras lições você aprenderá ao visitar o Parque Olivas de Gramado.

Dessa forma, o visitante poderá escolher, para acompanhar a degustação sensorial do azeite de oliva, diversas opções de tábuas especiais com vários tipos de queijos, embutidos e pães. Entretanto, essa deliciosa atividade deve ser previamente agendada, por isso, consulte a disponibilidade do local.

Sobretudo, acompanhado de guia especializado, você conhecerá mais sobre a história de Gramado e dos imigrantes alemães, italianos e luso-açorianos que colonizaram a região. Além disso, como não poderia deixar de ser, você saberá mais sobre o cultivo, tipos e qualidades das oliveiras.

Atrações do Parque Olivas de Gramado

Só para ilustrar, veja o que é incluso no passeio:

  • Degustação de Azeites;
  • Livre acesso a Fazendinha – interação com os mini-animais;
  • Tour Rural;
  • Plantações de oliveiras e frutíferas;
  • Cânions;
  • Boutique das Olivas; 
  • Trilhas;

Com o propósito de proporcionar uma experiência ainda mais completa, o Parque oferece a opção de fazer piquenique com vista para os cânions, lagos e plantações de olivas. Assim,  a partir das 13 horas, você pode alugar cestas de piqueniques, que podem ser montadas conforme o seu gosto. A ocasião é perfeita para reunir os amigos e a família e degustar as melhores iguarias produzidas no interior de Gramado.

Todavia, caso deseje maior privacidade, há Estações de Piquenique que garantem maior comodidade e conforto aos visitantes, isso sem falar, é claro, nas vistas arrebatadoras.

LE JARDIN PARQUE DE LAVANDA

Enquanto você caminha sob a copa das árvores que filtram os raios de sol, vai sentir o cheiro de manhã de domingo (em qualquer dia da semana) e vai agradecer não estar em nenhum outro lugar senão aquele.

Compartilhe com a sua companhia um apfelstrudel com sorvete de creme e um café aromatizado, ao mesmo tempo em que aprecia a paisagem ligeiramente semelhante a uma tela de Van Gogh em seus últimos trabalhos provençais.

Endereço: Rodovia RS 115, nº 37700 – Gramado / RS

Funcionamento: Terça a domingo das 9h30 às 17h30. O Bistrô e as Estufas encerram suas atividades as 17h.

TOUR RURAL LINHA BELLA

Trata-se de um roteiro envolvendo cultura, história e gastronomia no interior da cidade. Aliás, essa atração é ideal para fugir da agitação e das filas dos parques centrais.

Primeiramente, o passeio começa na Praça das Etnias. Dura cerca de 6 horas até a sua conclusão, que se dá na Linha Nova – onde se originou a cidade de Gramado.

Além disso, o Tour Linha Bella é feito a bordo de uma jardineira histórica! Durante o percurso, são feitas 5 paradas em propriedades de famílias tradicionais de imigrantes, para visitação e degustação. Por último, um típico almoço Italiano e todo o seu sabor na Cantina Linha Bella. Assim, fogão a lenha, sobremesas da Nôna e música tradicional, são alguns dos atrativos desta bela cantina.

TOUR RAÍZES COLONIAIS

À primeira vista esse Tour é uma viagem no tempo e lhe permitirá conhecer um outro lado do Brasil, através de uma imersão cultural, a apenas cinco quilômetros de Gramado.

Primeiramente, você conhecerá uma mansão secular que é representação legítima de uma casa italiana do período de colonização de Gramado.

Após, considerando que história de Gramado está diretamente relacionada à produção de farinha de milho, é na propriedade da família Cavichion que o visitante conhece sua produção e um pouco da história do tradicional cereal.

Para contextualizar a história da colonização italiana em Gramado você conhecerá o Museu Fioreze. Assim, o museu apresenta um acervo composto por itens pertencentes aos primeiros moradores da famosa cidade gaúcha. Além da exposição do legítimo quatro do primeiro médico a se instalar em Gramado.

Ademais, se o Rio Grande do Sul é tradicional pelo seu chimarrão, nada mais justo do que conhecer o processo de fabricação da tradicional erva mate. Na Ervateira Marcon, o visitante conhece a produção do item, além de poder desfrutar de todo o sabor do mate.

Por fim, enquanto sente o cheiro do pão sendo assado e aguarda o momento de sentar-se à mesa repleta de produtos da deliciosa culinária italiana, o visitante prestigia um show de músicas tradicionais, fechando o passeio com chave de ouro.

Passeios Ecológicos em Canela

PASSEIO A CAVALO

Quer desfrutar de um lindo passeio a Cavalo por estradas rurais de Gramado, percorrendo caminhos em meio a mata nativa? Essa é a sua oportunidade.

Assim, você poderá cavalgar acompanhado por guias experientes, em animais dóceis e bem cuidados em um passeio que pode levar 40 minutos, 1h30 e até 3 horas, se você assim desejar.

Esse parque localiza-se na RS 235 Km 29,5, na Rua Linha Carazal Acorssi em Gramado, próximo a Vinícola Ravanello e Snowland.

Além disso, o parque abre diariamente das 9h às 18h e crianças menores de 6 anos são isentas.

ALPEN PARK

Sobretudo o parque oferece uma vasta gama de atividades muito divertidas para todas as idades. A saber, tem arvorismo, Tirolesas, Quadriciclo, Super Salto, Alpen Race, Alpen Kids e Alpen Car.

Assim, você terá à sua disposição inúmeras atrações de profundo contato com a natureza e muito mais do que isso, vistas de tirar o fôlego de sobre toda a Serra Gaúcha.

A principal atração é, sem dúvidas, o Trenó Alpino, o qual percorre 900 metros, entre as matas. Dessa forma, o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade, que pode chegar até 40 km/h. É um brinquedo muito divertido.

Em conclusão, esse parque é uma experiência completa e, se seu desejo é se aventurar no ecoturismo, certamente estará no lugar certo. Vale a pena conhecer.

SKYGLASS

Antes de tudo, o parque localiza-se em um dos mais espetaculares cenários da serra gaúcha: o Vale da Ferradura! Assim, em meio a araucárias, pássaros, animais silvestres e uma paisagem sem igual, só a visita ao local já será uma experiência ímpar. Curiosamente, dentre as atrações, está a maior plataforma de vidro do mundo e única da América Latina.

Dessa forma, para os mais ousados, o parque conta com o Abusado, que levará você por um passeio suspenso a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí. ​

Aliás, essa novidade está aberta à visitação desde 17 de dezembro de 2020. Portanto, uma atração fresquinha na região, porém já é um sucesso! Sem dúvida, uma forma muito criativa de contemplar a natureza.

Por fim, o parque se situa na Estrada Municipal CNL 350, 9800, Zona Rural, Canela – RS. (Mesma estrada que leva ao Caracol).

Todavia, se você ainda tem alguma dúvida sobre essa ou outra atração da Serra Gaúcha, chame nossa equipe no Whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário