Promoção Maria Fumaça em Gramado

A princípio não há quem não goste da sensação de estar fazendo um bom negócio ou uma boa compra, ainda mais quando se está viajando e acumulando os mais diversos gastos de viagem: hospedagem, refeição, transporte, etc. Pensando nisso criamos a Promoção Maria Fumaça em Gramado. Assim, você não vai ter desculpa para deixar de fazer um dos passeios mais visados na região.

Promoção Maria Fumaça em Gramado

Sobre a Maria Fumaça

Primeiramente, o Trem Maria Fumaça é uma linha ferroviária turística localizada no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Assim, há várias de opções de tour saindo de Gramado e Canela, todas elas muito atraentes.

Curiosamente, sobre a história por trás do Trem do Vinho há um ramal de Bento Gonçalves que serviu para o tráfego de trens regulares até a década de 70, ao final da década, todavia, tornou-se puramente turístico até ser desativado.

No entanto, em 1993 retomou-se a operação da linha no trecho Bento Gonçalves – Garibaldi – Carlos Barbosa e assim, segue até os dias de hoje, a fim de levar o conhecimento da história da imigração europeia no Brasil a todos que se interessarem.

Com o passar dos anos, a atração foi se aperfeiçoando, houve inserção de atrações musicais, degustações primorosas, recepções e o favorito dos visitantes: O Parque Cultural Epopeia Italiana, sobre o qual falaremos mais adiante.

Nesse sentido, talvez você se interesse pelo seguinte artigo: A história do Trem do Vinho no Rio Grande do Sul.

Atrações do Passeio de Trem

Trajeto da Maria Fumaça

Uma vez que estiver no trem, você irá percorrer três cidades, iniciando na Estação de Bento Gonçalves, passa pela estação de Garibaldi e termina em Carlos Barbosa.

Degustação de Vinho no Trem

Primordialmente, durante o trajeto do trem, você será agraciado com uma degustação de sucos, vinhos e espumantes. Em outras palavras, o viajante pode apreciar as paisagens bucólicas dos vinhedos degustando um bom vinho em uma boa companhia. Não é adorável?

Mais ainda, ao parar nas estações históricas, há mais degustação de vinho, espumante e sucos. Afinal, quem não aprecia uma recepção assim?

Shows no trem em movimento

Surpreendentemente, durante o passeio, há várias apresentações culturais que animam todos os vagões. É entusiasmante.

Dessa forma, com o propósito de manter viva a memória italiana dos imigrantes do Sul do País, os artistas interpretarão clássicos italianos consagrados.

Além disso, cada vez que o trem parar para o embarque e desembarque em uma Estação Ferroviária, o visitante deparar-se-á com mais música e celebração. Assim, você vai concordar que é impossível ficar parado.

Peça Epopeia Italiana

De antemão, incluso no passeio de Trem Maria Fumaça você receberá o ingresso para o Parque Cultural Epopeia Italiana, no qual conhecerá a história de um casal de imigrantes que realmente existiu.

Com efeito, Rosa e Lázaro nasceram na comunidade Villa Lagarina, no norte da Itália e vieram para o Brasil juntos, ele com 24 anos, ela com 23.

Em 1908, construíram a Capela das Almas, na Colônia Dona Isabel – atual Bento Gonçalves e, empreenderam um Alambique. O casal formou uma grande família, pois tiveram 13 filhos.

Por conseguinte, hoje, perpetua-se a memória dessa família original, através de um Parque Temático, composto por 9 cenários equipados por relíquias italianas legítimas. Dessa forma, no Parque você assistirá a uma peça teatral e compreenderá profundamente a história que pincelamos aqui. Ainda mais, haverá degustação de bebidas e biscoitos, loja de souvenirs, e ensaios fotográficos à moda antiga.

Um dos cenários construídos é a própria Pedersano, o primeiro lar de Rosa e Lázaro na Itália, onde viviam em paróquias diferentes na mesma cidade. 

Pedersano deixou de ser município italiano em 1929,hoje é uma fração do município de Villa Lagarina, na província autônoma de Trento.

Almoço em Cantina Italiana

Certamente você vai adorar a experiência gastronômica, ao provar uma sequência italiana colonial em uma legítima Cantina Italiana – a Cantina Del Vanucci.

Assim, na cantina você vai provar pratos tradicionais da casa como salada de radicci com bacon, maionese, polenta brustolada, bolinhas de quatro queijos, queijo na chapa e galeto al primo canto.

Sobretudo farto e certeiro, o cardápio exalta clássicos italianos, e em suas receitas, ingredientes seletos e simples são apresentados em sua melhor forma. Em suma, é um verdadeiro abraço no estômago.

Mais ainda, você concordará que a decoração e a arquitetura são muito pitorescas e, somadas à música italiana de fundo, darão a tônica cultural que essa viagem requer.

Compras no Vale dos Vinhedos

Semelhantemente, além do passeio de Trem Maria Fumaça, a visita ao Parque Epopeia Italiana e o almoço tipico, se você adquirir o Tour Uva e Vinho, também visitará a Fábrica de Malhas, o Varejo da Tramontina, fará degustação na tradicional Queijaria Valbrenta e na renomada Vinícola Aurora.

Visitação à Vinícola Aurora

Conforme dissemos anteriormente, as promessas de uma vida melhor feitas aos imigrantes italianos não se concretizaram. Ao chegarem ao Brasil, encontraram dificuldade para se locomover entre terras, assim, tiveram que construir as próprias estradas.

Como no Vale dos Vinhedos não havia comércio algum, a escassez de alimentos obrigou os imigrantes à produção e o trabalho rural. Assim, iniciaram o plantio de uvas, milho e feijão para o próprio consumo e escambo.

O vinho, no entanto, era uma produção de subsistência. Desse modo, trouxeram a receita da Itália e a bebiam para suavizar suas mazelas, ou, nas palavras antigos: “como um anestésico”.

Seja qual for o motivo que levou os imigrantes italianos a reproduzirem a sua técnica em nosso país, a verdade é que só temos a agradecer, o vinho do Vale dos Vinhedos não perde em nada para os rótulos internacionais. Isso você vai poder ver com seus próprios olhos – e paladar – no Tour Uva&Vinho.

Resumo do Tour Uva e Vinho

Desde já, você pode adquirir o Tour Uva e Vinho completo, que planeja um dia inteiro de atividades para você. Só para ilustrar:

  • Passeio de Trem Maria Fumaça;
  • Visita ao Parque Temático Epopeia Italiana;
  • Degustação de sucos, vinhos e espumantes;
  • Visitação com degustação na Vinícola Aurora;
  • Almoço típico em Cantina Italiana;
  • Degustação em Queijaria Gourmet;
  • Paradas para compras em Fábrica de Malhas e no Showroom da Tramontina.

Outras opções nos Vinhedos

Com efeito, se você já fez o Tour Uva e Vinho, ou apenas não está interessado na dinâmica oferecida pelo passeio, você ainda pode optar por um Tour Coletivo no Vale dos Vinhedos que abrange compras, gastronomia e enoturismo sem, no entanto, contemplar o passeio de trem:

Além disso, há a opção de contratar um tour integralmente privativo, no qual a agência busca os visitantes do mesmo grupo (independentemente de quantos sejam) e fazem com eles, os programas que desejarem:

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca de como comprar o melhor passeio de trem em Gramado, pode contatar nossa equipe pelo whatsapp:

LEIA TAMBÉM:

Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho.

Até a próxima.

Deixe um comentário