Festa da Colônia em Gramado

De antemão, aqueles acostumados a frequentar a Festa da Colônia em Gramado devem estar desanimados – e com razão -, porque houve adiamento. Assim, a festa que por tradição ocorria em abril e maio, neste ano ocorrera do dia 23 de setembro ao dia 12 de outubro. Dessa forma, vamos te dar alternativas para encontrar aquele clima acolhedor e culturalmente enriquecedor da Festa. Vamos lá.

Festa da Colônia em Gramado

Inicialmente construiu-se uma megaestrutura para esse evento tradicional que tanto envolve a comunidade. Nesse sentido, os descendentes de nossos colonizadores alemães, portugueses e italianos mostram aos gramadenses e visitantes o sabor único e delicioso de suas culinárias tradicionais e produtos típicos, além de muita alegria e diversão das apresentações culturais.

Por exemplo, apresentações, folclore, jogos rurais, amostras culturais italianas e alemãs, entre outras. Aliás, o destaque do evento vai para as refeições nas comunidades rurais, um tesouro regional. É incrível.

Sem dúvidas a Festa da Colônia preserva a identidade do agricultor, fomenta os usos e costumes e integra os nativos, os agricultores e os turistas. É mais do que um gesto, é um movimento de união e respeito.

Adiamento

Primeiramente, o adiamento da 30ª edição da festa ocorreu por duas razões, a incerteza acerca da evolução do COVID-19 e também por questões financeiras, visto que não houve obtenção de recursos orçamentários em tempo. É lamentável.

No entanto, outras atividades marcadas para o ano seguem mantidas. Por exemplo, a Páscoa em Gramado, o Festival de Cinema e o Natal Luz.

Só para ilustrar, vamos revisar o calendário de eventos de Gramado em 2021:

  • Páscoa em Gramado – 12 de março a 4 de abril 
  • Gramado In Concert – 3 de julho a 10 de julho 
  • Festival de Cinema de Gramado – 13 de agosto a 21 de agosto 
  • Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado – 2 de setembro a 12 de setembro 
  • Festa da Colônia – 23 de setembro a 12 de outubro 
  • Natal Luz de Gramado – 28 outubro a 9 de janeiro  

Por outro lado, se você estava se programando para visitar a Festa da Colônia, a fim de provar as iguarias e curtir o clima provinciano que o evento evoca, não fique triste, há duas alternativas de passeios que podem matar essa vontade: Tour Raízes Coloniais e Tour Linha Bella.

TOUR RURAL LINHA BELLA

De antemão, trata-se de um roteiro envolvendo cultura, história e gastronomia no interior da cidade. Aliás, essa atração é ideal para fugir da agitação e das filas dos parques centrais.

Inicialmente, o passeio começa na Praça das Etnias. Dura cerca de 6 horas até a sua conclusão, que se dá na Linha Nova – onde se originou a cidade de Gramado.

Além disso, o Tour Linha Bella é feito a bordo de uma jardineira histórica! Durante o percurso, são feitas 5 paradas em propriedades de famílias tradicionais de imigrantes, para visitação e degustação. Por último, um típico almoço Italiano e todo o seu sabor na Cantina Linha Bella. Assim, fogão a lenha, sobremesas da Nôna e música tradicional, são alguns dos atrativos desta bela cantina.

TOUR RAÍZES COLONIAIS

À primeira vista esse Tour é uma viagem no tempo e lhe permitirá conhecer um outro lado do Brasil, através de uma imersão cultural, a apenas cinco quilômetros de Gramado.

Primeiramente, você conhecerá uma mansão secular que é representação legítima de uma casa italiana do período de colonização de Gramado.

Após, considerando que história de Gramado está diretamente relacionada à produção de farinha de milho, é na propriedade da família Cavichion que o visitante conhece sua produção e um pouco da história do tradicional cereal.

Com efeito, para contextualizar a história da colonização italiana em Gramado você conhecerá o Museu Fioreze. Assim, o museu apresenta um acervo composto por itens pertencentes aos primeiros moradores da famosa cidade gaúcha. Além da exposição do legítimo quatro do primeiro médico a se instalar em Gramado.

Ademais, se o Rio Grande do Sul é tradicional pelo seu chimarrão, nada mais justo do que conhecer o processo de fabricação da tradicional erva mate. Dessa forma, na Ervateira Marcon, o visitante conhece a produção do item, além de poder desfrutar de todo o sabor do mate.

Por fim, enquanto sente o cheiro do pão sendo assado e aguarda o momento de sentar-se à mesa repleta de produtos da deliciosa culinária italiana, o visitante prestigia um show de músicas tradicionais, fechando o passeio com chave de ouro.

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca dos passeios e ingressos na Serra Gaúcha, pode contatar nossa equipe pelo whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, agradecemos a sua atenção e o convidamos a continuar seguindo nosso trabalho informativo acerca do turismo na Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário