O que fazer em Gramado em 2 dias

Sem dúvida Gramado é um dos destinos brasileiros favoritos. Isso se deve ao fato de que a cidade conta com um número grandioso de atrações e pontos turísticos. Aliás, são opções que atendem todo o tipo de público, incluindo adultos, crianças, adolescentes, casais entre outros. Sendo assim, é comum que os visitantes fiquem em dúvida e sintam-se até mesmo um tanto perdidos em meio à tantas coisas para conhecer – especialmente em viagens breves. Logo, organizamos um roteiro do que fazer em Gramado em 2 dias, para te ajudar a desfrutar ao máximo sua viagem!

Primeiro Dia

Centro de Gramado

À primeira vista, o centro de Gramado se mostra extremamente convidativo e reúne algumas atrações populares da cidade. Em primeiro lugar, são lugares para conhecer gratuitamente enquanto o visitante curte um passeio a pé pela região central.

Igreja São Pedro e Fonte do Amor Eterno

Antes de mais nada, a Igreja Matriz São Pedro está localizada bem no centro da cidade de Gramado. A construção teve início no ano de 1943 e foi inspirada no estilo arquitetônico romano. Surpreendentemente, o sino no interior da catedral, feito em bronze, aço e estanho, pesa 1.000 quilos. Aliás, a estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, por sua vez, possui 46m de altura e inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro. Além disso, no jardim em frente a igreja, você irá apreciar as estátuas em tamanho real dos 12 apóstolos. Visitas – diariamente das 7h30 às 21 horas.

O que fazer em Gramado em 2 dias
Igreja Matriz São Pedro

Em contraste com a bela Catedral, ao lado da igreja fica a Fonte do Amor Eterno. A famosa Fontana Di Trevi, na Itália, inspirou a obra. O objetivo da versão construída em Gramado é eternizar o amor dos casais que passam pela cidade. Dessa forma, gravam seus nomes em um cadeado e o prendem na grade que cerca a fonte. O cenário é colorido e romântico – combinando muito bem com o clima local! Ademais, o acesso à fonte é gratuito. Finalmente, aos visitantes que desejam comprar ou personalizar um cadeado, o horário de funcionamento das lojas é das 10:00 às 19:00.

Rua Coberta

A Rua Coberta fica do outro lado da rua da Igreja São Pedro, e é um charmoso espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas. Além disso, diversas apresentações culturais e eventos fazem a Rua Coberta de palco ao longo do ano. Nesse sentido, eventos como o Festival de Cinema – quando um tapete vermelho é estendido na Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais – acontecem ali. Outrossim, durante o Natal Luz, a Rua Coberta ganha uma decoração especial e sedia uma das famosas atrações natalinas: a Árvore Cantante. Além disso, recebe eventos na temporada de Páscoa e também o tradicional Festival de Gastronomia.

Por conseguinte, são 100 metros de comprimento que ligam a Av. Borges de Medeiros a Rua Garibaldi. Atualmente, a Rua Coberta é ponto de encontro entre os turistas. Afinal, tem acesso livre e serve de abrigo para os dias chuvosos. Além do mais, os visitantes podem sentar-se sem pressa e desfrutar de um dos principais atrativos de Gramado: a sua gastronomia. Frequentemente é possível prestigiar boa música ao vivo acontecendo em um dos restaurantes, o que garante o clima de descontração do local.


Tour Raízes Coloniais

Embora as inúmeras atrações em parques temáticos sejam um sucesso, o turismo rural vem despertando a curiosidade dos turistas que visitam Gramado. Inegavelmente, o Tour Raízes Coloniais é um verdadeiro retorno às origens da colonização Italiana no município.

Casa Centenária

Em resumo, alguns atrativos desse passeio são:

  • Casa Centenária: Certamente a Casa Centenária encanta os visitantes com sua arquitetura italiana. A casa foi construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames). Assim, conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores.
  • Fábrica de Erva-Mate Marcon: Sem dúvida, o chimarrão é a bebida oficial dos gaúchos! Na fábrica Marcon é possível acompanhar de perto o processo artesanal de fabricação da erva-mate – a matéria prima do tradicional chimarrão.
  • Museu Fioreze: Primordialmente, os visitantes se apaixonam pela historia do local. Afinal, o proprietário do Museu tinha 12 anos quando – impulsionado pelo desejo de ser colecionador -começou a recolher e a guardar objetos. Atualmente o Sr. Nelson Fioreze orgulha-se de mostrar aos visitantes seu acervo de peças antigas.
  • Família Foss: Historicamente o povo italiano é muito hospitaleiro e aprecia uma casa cheia de amigos. Assim, a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece o saboroso Caffè Della Nonna. Essa bela refeição conta com pães caseiros saindo quentinhos do forno à lenha, geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas e muito mais. Além disso, não podemos esquecer da polenta – prato que representa com louvor a culinária italiana. Finalmente, é possível desfrutar da música e alegria, em grande estilo e com animação italiana. 
O que fazer em Gramado em 2 dias
Caffè Della Nonna

Definitivamente, esse passeio não pode ficar de fora do planejamento do que fazer em Gramado em 2 dias!


Segundo Dia

Rua Torta

Atualmente e cada vez mais, a Rua Torta atrai visitantes de todos os lugares. Primeiramente, a rua ficou conhecida por seu formato cheio de curvas e decoração inusitada. Analogamente, lembra a Lombard Street – famosa rua da cidade de São Francisco na Califórnia. A Rua Torta de Gramado, fica localizada em frente à praça das Etnias, no centro da cidade. Com certeza, os jardins floridos e a iluminação bem pensada, transformaram a rua num ponto turístico altamente “fotografável”. Definitivamente, a beleza do local encanta quem passa por lá. Além disso é um passeio ideal para toda a família, inclusive para os pets. Por fim, o acesso ao local é totalmente gratuito.

Rua Emílio Sorgetz em Gramado

Snowland

Antes de mais nada, a Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. O parque possui 16 mil metros quadrados e funciona desde 2013. Atualmente o parque conta com inúmeras atrações, por exemplo a Montanha de neve, onde a neve é de verdade e produzida 365 dias no ano.

Snowland em Gramado

Assim, o parque oferece mais de 30 atividades para qualquer faixa etária, ou seja, é um prato cheio para um passeio familiar. Nesse sentido, os visitantes conhecerão os animais glaciais mecatrônicos, farão festa no castelo de gelo, e vibrarão com o brinquedo queridinho dos visitantes: o tubing.

Com a finalidade de aproveitar ao máximo a experiência na neve, aconselhamos que você reserve um turno para esse passeio, que dura aproximadamente 4 horas.

Endereço: RS 235, 9009, Estrada Gramado/Nova Petrópolis.

Funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 17h e sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.


Lago Negro

O que fazer em Gramado em 2 dias
Lago Negro em Gramado

Primeiramente, o Lago Negro é um famoso cartão postal de Gramado. Assim, o visitante fica em contato direto com a natureza. Ideal para uma caminhada matinal, ou também para um passeio no final da tarde, mas o lago é parada obrigatória. Além disso, árvores importadas da Floresta Negra na Alemanha decoram suas margens, dando origem ao seu nome.

Por fim, a entrada no local é franca. Apenas os passeios de pedalinho são cobrados.

Horário de funcionamento dos pedalinhos: das 8h30min às 18h.

Endereço: Rua. J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado.


Parque Olivas

Parque Olivas de Gramado

Supreendentemente, o Parque Olivas reúne cânions, mini animais, paisagens estonteantes, olivicultura e todos seus benefícios, além de todo o charme e sofisticação que Gramado possui!

Tanto para um almoço, como para um piquenique em um dia ensolarado, o Parque Olivas sempre encanta os visitantes. Afinal, o Parque, a gastronomia e os produtos derivados da oliva combinam simplicidade e elegância de um jeito muito criativo. Além disso, os turistas podem fazer trilhas e curtir um passeio pelos bosques e florestas!


Por fim, esperamos ter ajudado a tornar sua viagem para Gramado memorável!

Certamente, com um destino tão diversificado, é difícil escolher dentre tantas atrações. Finalmente, se você pensou em algo diferente ou para mais informações sobre passeios e pacotes, clique aqui. Sem dúvida teremos prazer em ajudar você a criar um roteiro personalizado!

Leia Também:

Deixe um comentário