Tour Linha Bella na Serra

À primeira vista, quem vê Gramado – reduto de eventos de renome mundial, com seus aparatos turísticos de primeiro mundo – não imagina como tudo começou. Assim, o Tour Linha Bella na Serra responde a essa reflexão com uma sucessão de vestígios culturais deixados há mais de 100 anos no interior de Gramado.

Em primeiro lugar, o passeio começa pelo fim da história: na Praça das Etnias. Em contrapartida, termina pelo começo: o marco zero de Gramado: Linha Nova.

Assim, no final do artigo você vai compreender o que isso significa. Prossiga a leitura.

PRAÇA TOUR LINHA BELLA

Antes de tudo, saiba que a localidade que hoje abriga o que conhecemos por Praça das Etnias marcou a vinda dos habitantes de Linha Bella para o centro atual. Dessa forma, a concentração populacional migrou da Linha nova para o entorno da Estação Ferroviária até então recém construída:

Estação de Trem Gramado

Considerando que isso aconteceu em 1921, vamos retroceder alguns anos e percorrer o Tour Linha Bela – todo feito a bordo de uma animada jardineira histórica – para entendermos como chegamos a esse ponto:

1.ª Parada– Vinícola Masotti

Vinhos no tour

Inicialmente, os viajantes desembarcam na Vinícola Masotti. Chegando lá, o proprietário explicará a forma como os seus ascendentes italianos vieram ao Brasil em 1887, com a primeira abertura migratória do país.

Ou seja, a história intergeracional é narrada em primeira mão, por quem ouviu dos próprios atores. É fenomenal.

Ainda mais, o passeio inclui uma palestra sobre o procedimento de plantio e colheita de uva, como também de fabricação dos sucos e vinhos.

Logo depois, haverá uma deliciosa degustação dos tradicionais produtos Masotti.

2.ª Parada– Velho Casarão Visenzo Marcon

Se essas paredes falassem…bem, as paredes não falam, mas os filhos dos filhos sim: você conhecerá a extraordinária história de um casal de imigrantes que morou por dois anos dentro de uma árvore.

Uma vez que a explicação dada no Tour é muito rica, para saber os detalhes você terá que ouvir pessoalmente. Portanto, você vai adorar conhecer essa família tão hospitaleira e tão conhecedora das origens de Gramado.

Ademais, haverá degustação de produtos da colônia. A saber: como bolachas, linguiças, licores, graspa e até uvas, quando em tempo de colheita.

Como se não bastasse, o visitante poderá interagir com os animais da fazenda. Definitivamente as crianças curtem à beça (mas não só elas).

3.ª Parada – Moinho Cavichion

Mais um capítulo da história da imigração em Gramado é contado aqui, em um prédio centenário que abriga um moinho ainda em funcionamento.

Segundo a narrativa da proprietária, que é também descendente de família fundadora, o próprio moinho gerava a energia para a casa. Não é incrível?

Sem dúvidas, você assistirá a uma explanação divertidíssima.

4.ª Parada – Almoço na Cantina Linha Bella

Após, haverá o momento de almoço, mas o aprendizado não acabou. Isso porque a parada na Cantina Italiana é um mergulho nas origens de Gramado.

Em vista disso, o viajante conhecerá uma genuína Cantina Italiana no porão de um Casarão antigo, nos exatos termos em que ocorriam as celebrações familiares de outrora. É um ambiente lindo.

O que deveria ser uma pausa para almoço, revela-se uma festa, com música ao vivo do começo ao fim. Os nativos são tão receptivos que convidam todos os visitantes para dançar e celebrar. Até os mais tímidos acabam cedendo.

Afora isso, o visitante desfruta de um verdadeiro banquete, no qual é servido todo tipo de comida italiana que puder imaginar. Há quanto tempo você não prova uma legítima polenta mole?

Inegavelmente, será uma das melhores refeições que você fará na Serra Gaúcha.

5.ª Parada – Linha Nova

Como dissemos mais cedo, o passeio termina no começo de tudo: o marco zero da cidade de Gramado.

Nesse lugar, você ouvirá a história original de Gramado. Assim, entenderá como se tornou a potência turística que conhecemos.

Vamos adiantar para amenizar sua curiosidade: iniciou na Linha Nova em 1904, com a constituição do Distrito da cidade de Taquara.

Em resumo, Linha Nova seria a sede desse Distrito e, por isso, ali houve os primeiros passos no sentido da urbanização da região. Por exemplo: construções de escolas, polícia, cartório, igreja, etc.

Por outro lado, os empreendimentos da época levaram à rápida expansão, motivo por que foi necessária a construção da malha ferroviária a fim de ligar Taquara à Canela.

Contudo, a Estação Ferroviária precisou ser instalada na área próxima onde hoje identificamos a atual Rodoviária/Praça das Etnias. Diante disso, todo o centro de Gramado passou a ser aquele ponto geográfico.

Assim sendo, a região de Linha Nova tornou-se periférica. Provavelmente por isso a região sobreviveu incólume sem o perecimento de suas construções originais e das histórias que carregam. Bom para nós.

Além de ouvir essa e outras histórias, você participará de uma degustação de produtos da Família Boff, a anfitriã desse ponto turístico. É tudo muito interessante.

LOGÍSTICA DO TOUR LINHA BELLA NA SERRA

Praça das Etnias Tour Linha BELLA

Conforme já mencionado, o passeio começa na Praça das Etnias, de modo que durará cerca de 6 horas até a sua conclusão.

O QUE VEM INCLUSO NO TOUR LINHA BELLA NA SERRA

  • Transporte em ônibus temático
  • Acompanhamento e dicas do Guia Turístico
  • Almoço com show na Cantina Linha Bella
  • Ingressos e degustações nas atrações

Ainda está em dúvida quanto ao passeio? Esclareça qualquer questionamento através do Whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário