Rua Coberta em Gramado

À primeira vista, a Rua Coberta é o ponto nuclear da cidade, em seu entorno estão os pontos mais visitados. Aliás, é a partir dali que os turistas partem para as demais atrações. De alguma forma, a Rua Coberta em Gramado tornou-se o ponto de partida de qualquer passeio na Serra Gaúcha. Assim, vamos explorar os arredores desse local tão querido por todos.

Rua Coberta em Gramado vale a pena?

Certamente. Isso porque ela está encravada sobe os locais de visitação obrigatória. Por exemplo:

  • Palácio dos Festivais
  • Igreja Matriz
  • Fonte do Amor Eterno
  • Largo da Borges
  • Praça das Etnias
  • Rua Torta
  • Mundo do Chocolate
  • Fantastic House
  • Bier Platz
  • Praça Major Nicoletti

Além disso, por ser uma região comercial, você encontra os mais variados tipos de comércio. Dessa forma, aproveite para passar nas lojas de chocolates, vinhos, artesanatos, pubs e cafés que você encontrará pelo caminho.

Assim, por se tratar de um ponto de circulação inevitável, as pessoas acabam sentando por lá, dentre as inúmeras opções de gastronomia e música ao vivo, e descansando entre um passeio e outro. Ademais, também por essa razão, a cidade costuma fazer os seus eventos sazonais na própria Rua Coberta. Por exemplo, Festival de Gastronomia, feiras, shows musicais, peças teatrais e etc.

Rua Coberta à Noite

Primeiramente, durante à noite a circulação de pessoas na Rua Coberta diminui, revelando um ambiente aconchegante e propício para companhia de alguém.

O Bistrot Pastaciutta é providencial para um jantar ao ar livre. Enquanto um show de voz e violão assume a cena. É possível conversar intimamente sem burburinho excessivo (também é possível ouvir a música ao jantar nos restaurantes vizinhos, embora a qualidade do som não seja preservada).

Eventualmente as pessoas passeiam entre os restaurantes com mais vagar e a apreciação do movimento e da música faz com que o passar das horas nem seja sentido.

Todavia, não pense você que esse é um luxo das noites de verão, muito pelo contrário, no inverno fica ainda mais interessante: os bistrôs cobrem as cadeiras com lã de ovelha e acendem aquecedores. É adorável.

Passeios no entorno da Rua Coberta em Gramado

IGREJA MATRIZ

Sempre aberta, a Igreja de São Pedro datada de 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. Dessa forma, a estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro.

Mesmo para quem não é religioso, vale a pena tirar um momento para apreciar o silêncio e a energia do local.

FONTE DO AMOR ETERNO

Ademais, ao lado da Igreja Matriz, você vai ver a Fonte do Amor Eterno, um cenário colorido que inspira a todos – inclusive solteiros – a comprar um cadeado e gravar seus nomes no meu metal.

Os cadeados são vendidos na lojinha ao lado por um preço módico e as canetas oferecidas em um guichê, gratuitamente. Assim, muitas pessoas guardam as chaves para dar sorte, outras jogam na fonte: o ritual só depende da sua criatividade, importante mesmo é o gesto de comprometimento.

MUNDO DO CHOCOLATE

De antemão, o Mundo de Chocolate, no centro de Gramado, é mais do que gastronomia, é uma volta ao mundo temática. A partir da reunião de mais de 200 peças, em 3 mil metros quadrados, que juntas somam 30 toneladas do doce você conhecerá a história do Sr. Suisse e sua neta Avelã.

Em síntese, o Sr. Suisse e sua neta Avelã são antigos moradores de uma fábrica de chocolate, em Lugano, na Suíça. Com a finalidade de realizar o sonho da menina de conhecer o mundo, o Sr. Suisse conta a história de outros países, recriando as paisagens com chocolate.

Assim sendo, você verá uma infinidade de monumentos de chocolate, por exemplo, o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade, o Monte Rushmore, a Casa Branca, a Muralha da China, as pirâmides do Egito, o Taj Mahal, entre outros.

RUA TORTA

gastar pouco em Gramado

Atualmente a Rua Torta vem atraindo uma infinidade de visitantes de todos os lugares. Com efeito, a rua ficou famosa por seu formato cheio de curvas e decoração peculiar, semelhantemente à, Lombard Street – célebre rua da cidade de São Francisco na Califórnia.

Dessa forma, a Rua Torta de Gramado fica situa-se em frente à praça das Etnias, no centro da cidade.

PRAÇA DAS ETNIAS

Antes de tudo, Gramado é uma cidade colonizada por civilizações europeias. Nesse sentido, construiu-se a Praça das Etnias para prestigiar aqueles que deram início à construção e ao desenvolvimento dessa cidade maravilhosa que conhecemos.

Assim, a praça presta homenagem aos imigrantes italianos, alemães e portugueses de outrora, através de uma arquitetura minuciosa. Além disso, há feira de artesanato e peças de museu expostas no local. Não só artigos de souvenir, mas também produtos coloniais de primeira qualidade.

NOITE SUÍÇA

Por fim, para encerrar o primeiro dia, comece matando aquela vontade do prato mais tradicional de Gramado. Afinal, viajar para a Serra Gaúcha e não comer fondue é o mesmo que ir para o Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor.

FANTASTIC HOUSE

A Origem da Gigante Fantástica

Primeiramente, os peregrinos conhecerão a origem de Fantastic House e descobrirão que a chave para todos os grandes segredos do pleno viver pode estar bem mais perto do que imaginam. Sem dúvidas, é uma experiência muito poética.

Hortus: o Jardim dos Sonhos

Ademais, você descobrira nesse ambiente o primeiro grande segredo: os visitantes vão descobrir que é possível eternizar e realizar seus mais profundos sonhos, acreditando com a força do coração!

Ludere: a Magia do Sorrir

Em seguida, os visitantes adentram em Ludere, onde divertidos personagens mostram que a força do sorrir pode ser um dos grandes segredos para um viver fantástico.

Omne: o Universo do Saber

Sem dúvidas, a sabedoria é capaz de acender todas as luzes da alma. Assim, você fará uma verdadeira viagem pelas sendas do conhecimento em um ambiente curioso e instigante, que vai fazer você se apaixonar pelo saber.

Bonodoron: o Aroma do Amor

Do mesmo modo, aqui você fará uma viagem pelo infinito das lembranças e memórias felizes, onde todos os grandes segredos se revelam, fazendo-nos entender o verdadeiro valor da vida. Emoção à flor da pele!

Hortus II: Allegro e o Grande Segredo

Por último, a despedida: aqui, os peregrinos desta jornada já não são mais os mesmos, uma vez que a magia de Fantastic House transforma e toca cada um dos visitantes que, agora, estão prontos para um colorido, mágico e fantástico viver.

LEIA TAMBÉM

Por último, agradecemos a sua atenção e o convidamos a continuar seguindo nosso trabalho informativo acerca do turismo na Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário