Qual a melhor época para visitar Gramado

Os viajantes costumam ter dúvida sobre qual é a melhor época para visitar Gramado. Ocorre que essa resposta dependerá do perfil daquele que vem à Cidade. Assim, vamos pensar juntamente com você, que tipo de pessoa e interesses cada época do ano atrai para Gramado.

OUTONO E PÁSCOA

À primeira vista, os plátanos e os pinheiros dão uma tônica irretocável que a cidade ostenta nessa época do ano. Assim, entre o final de março e o começo de junho, Gramado muito se assemelha a um vilarejo londrino – romântico, bucólico e acinzentado. É lindo.

Por outro lado, os festejos de páscoa atraem famílias e apaixonados por chocolate de todas as partes do Brasil. Por isso, o começo do outono costuma reabrir o turismo na região.

Além disso, todos correm para compras as malhas originais e itens de inverno que só o lugar mais frio do Brasil sabe fazer (e vender).

Mais ainda, é nessa estação que ocorre o dia dos namorados, um período em que os casais dominam Gramado, pelos fondues, cafés e cantinas italianas. Afinal, tem cidade mais propícia para namorar?

INVERNO E FESTIVAL DE CINEMA

No final de junho até o final de setembro as pessoas vão para Gramado para sentir frio de verdade. É verdade, muita gente gosta da sensação geladinha na pele em contraste com um chocolate quente feito com matéria-prima de Gramado.

Além disso, as feiras de compras de inverno, as feiras profissionais, os festivais e congressos ocorrem todos nessa mesma época. Por esse motivo a cidade fica tomada por viajantes curiosos e bons vivants. É um período de badalação.

Em síntese, se é muvuca que você procura, vá para Gramado nessa época do ano.

VERÃO E O PERÍODO NATALINO

Ah, o verão. É aqui que as crianças se encontram em Gramado. Inegavelmente, os adultos também. É uma época mágica por excelência, em qualquer lugar do mundo. Ocorre que em Gramado reúnem-se elementos natalinos, elementos de renovação de fim de ano e as noites quentes e agradáveis de verão. É a junção perfeita.

No entanto, é também uma fase de grande acúmulo turístico, ou seja, muita movimentação de pessoas, filas, e lotação de restaurantes, hotéis e atrações, mas o espírito veranil é tão marcante que quem visita Gramado nessa época nem parece ligar.

Assim, vai depender do tipo de viagem que você procura. Se viaja com crianças e se lhe atrai os grandes espetáculos natalinos, pode ser uma boa pedida.

BAIXA TEMPORADA EM GRAMADO

Rua Torta

Sabemos o que você está se perguntando: – Mas tem mesmo baixa temporada em Gramado?

Desde já, a resposta é sim, no intervalo entre o começo de fevereiro (final do natal luz) e o final de março (páscoa), a cidade fica às moscas.

Dessa forma, se você tem planos que não incluem alto trânsito turístico e badalação, esse é o momento para programar a sua ida para Gramado.

Inclusive, esse período coincide, também, com o Carnaval, razão pela qual se você ainda não tem planos para esse feriado – e pensa em fugir do agito – Gramado é uma alternativa encantadora.

No entanto, se você nunca pensou em viajar para a Serra Gaúcha na baixa temporada, vamos te mostrar os benefícios dessa escolha.

Por que visitar Gramado na baixa temporada?

Sobretudo, aquilo que está ao seu dispor na alta temporada também estará nesse período de baixa visitação. Desse modo, perceba que a cidade prossegue suas atividades normalmente, de forma que só há vantagens em reservar hotéis, restaurantes, visitar parques temáticos e museus.

No entanto, se você gosta é dos espetáculos sazonais, com Natal Luz, Festival de Cinema, Feiras, Páscoa, por óbvio esse período não será de grande fruição para você.

Por outro lado, se o que você quer é fazer compras baratas, conhecer os pontos turísticos com paz e sossego e ter momentos de maior qualidade para si, asseguramos, Gramado é a resposta.

Mais ainda, tem pontos turísticos em Gramado, que normalmente, são quase impossíveis de apreciar com integralidade, a exemplo do Lago Negro.

Com efeito, o Lago Negro é uma atração natural que move milhares de turistas em absolutamente qualquer horário do dia. Ora, a grande circulação inviabiliza, é certo, a absorção da atmosfera europeia tão desejada pelos visitantes.

Só para ilustrar, na baixa temporada, você vivenciará a rotina de Gramado como se um nativo fosse, com fácil acesso a locais como o Lago Negro, Rua Coberta, Praça das Etnias, a Catedral e etc. Assim, pode-se dizer, seguramente, que você verá outra Gramado.

A verdade é que até as ruas ficam mais bonitas, quando você pode caminhar com vagar e admirar a arquitetura e as vitrines calmamente.

Por outro lado, se você ainda tiver alguma dúvida sobre qual é a melhor época para visitar Gramado ou sobre os programas que pode encaixar em seu roteiro, pode chamar nossa equipe no whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por fim, agradecemos à sua atenção e desejamos uma ótima passagem pela Serra Gaúcha. Ademais, continue acompanhando o nosso trabalho de promoção turística e dicas de viagem ao Sul do Brasil.

Até breve.

Deixe um comentário