Quando é a baixa temporada em Gramado

De antemão, a baixa temporada apresenta várias vantagens para os viajantes. Só para ilustrar, não há filas, as calçadas respiram tranquilidade, os restaurantes tornam-se silenciosos e há disponibilidade para todo e qualquer programa que você desejar. Assim, vamos te dizer a seguir quando é a baixa temporada em Gramado.

Quando é a baixa temporada em Gramado

SOBRE A CIDADE

Especula-se que o nome da cidade se deve a um pequeno campo local e que servia de lugar de repouso. Dessa forma, a cidade recebeu influência cultural e arquitetônica predominantemente alemã – século XIX -, razão pela qual a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato.

Porém, outras nacionalidades deixaram marcas intensas na miscigenação da cultura da cidade, por exemplo, os italianos, portugueses, sírios e libaneses. A propósito, para prestigiar todas essas culturas, construiu-se a praça das Etnias.

À primeira vista, a Praça das Etnias situa-se junto ao Centro de Gramado e aglomera uma vários atrativos, a saber: três casas que representam os povos que colonizaram Gramado. Assim sendo, esse é o motivo pelo qual você irá encontrar lá uma casa com arquitetura italiana (com um memorial), uma alemã (Casa do Colono) e outra portuguesa.

Em resumo, a cidade de Gramado se situa na Encosta Inferior do Rio Grande do Sul, na Região das Hortênsias. 

Bem assim, Gramado está a 115 quilômetros de Porto Alegre, capital do estado, a viagem dura cerca de 2 horas. Ademais, a cidade Faz divisa com Caxias do Sul,ao norte, Três Coroas, ao sul, Canela, a leste, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval, a oeste.

BAIXA TEMPORADA EM GRAMADO

Sabemos o que você está se perguntando: – Mas tem mesmo baixa temporada em Gramado?

Desde já, a resposta é sim, no intervalo entre o começo de fevereiro (final do natal luz) e o final de março (páscoa), a cidade fica às moscas.

Dessa forma, se você tem planos que não incluem alto trânsito turístico e badalação, esse é o momento para programar a sua ida para Gramado.

Inclusive, esse período coincide, também, com o Carnaval, razão pela qual se você ainda não tem planos para esse feriado – e pensa em fugir do agito – Gramado é uma alternativa encantadora.

No entanto, se você nunca pensou em viajar para a Serra Gaúcha na baixa temporada, vamos te mostrar os benefícios dessa escolha.

Por que visitar Gramado na baixa temporada?

Sobretudo, aquilo que está ao seu dispor na alta temporada também estará nesse período de baixa visitação. Desse modo, perceba que a cidade prossegue suas atividades normalmente, de forma que só há vantagens em reservar hotéis, restaurantes, visitar parques temáticos e museus.

No entanto, se você gosta é dos espetáculos sazonais, com Natal Luz, Festival de Cinema, Feiras, Páscoa, por óbvio esse período não será de grande fruição para você.

Por outro lado, se o que você quer é fazer compras baratas, conhecer os pontos turísticos com paz e sossego e ter momentos de maior qualidade para si, asseguramos, Gramado é a resposta.

Mais ainda, tem pontos turísticos em Gramado, que normalmente, são quase impossíveis de apreciar com integralidade, a exemplo do Lago Negro.

Com efeito, o Lago Negro é uma atração natural que move milhares de turistas em absolutamente qualquer horário do dia. Ora, a grande circulação inviabiliza, é certo, a absorção da atmosfera europeia tão desejada pelos visitantes.

Só para ilustrar, na baixa temporada, você vivenciará a rotina de Gramado como se um nativo fosse, com fácil acesso a locais como o Lago Negro, Rua Coberta, Praça das Etnias, a Catedral e etc. Assim, pode-se dizer, seguramente, que você verá outra Gramado.

A verdade é que até as ruas ficam mais bonitas, quando você pode caminhar com vagar e admirar a arquitetura e as vitrines calmamente.

Por outro lado, se você ainda tiver alguma dúvida sobre quando é a baixa temporada em Gramado ou sobre os programas que pode encaixar em seu roteiro nessa época, pode chamar nossa equipe no whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por fim, agradecemos à sua atenção e desejamos uma ótima passagem pela Serra Gaúcha. Ademais, continue acompanhando o nosso trabalho de promoção turística e dicas de viagem ao Sul do Brasil.

Até breve.

Deixe um comentário