Como fazer o passeio de Maria Fumaça em Gramado?

Como fazer o passeio de Maria Fumaça em Gramado? Sobretudo Gramado tem uma infinidade de parques in door, parques ao ar livre, temáticos, naturais, museus e espetáculo. No entanto, uma coisa Gramado não tem: Um Trem Maria Fumaça para chamar de seu. Todavia, ali pertinho você encontrará o Vale dos Vinhedos, ou, como muitos preferem chamar: a Toscana Brasileira. Por isso, os visitantes costumam reservar um dia para esse passeio quando programam seu roteiro em Gramado. A seguir vamos te ajudar a programar esse passeio inesquecível.

Acima de tudo, esse passeio possui um significado cultural e histórico muito grande. Por isso, é provável que você queira se aprofundar na história do trem. Dessa forma, leia também a seguinte matéria: A história do Trem do Vinho no Rio Grande do Sul.

Como fazer o passeio de Maria Fumaça em Gramado?

Tour Uva e Vinho Coletivo

Primeiramente, você tem de saber que o Tour Uva e Vinho é o passeio mais vendido da região – em qualquer época do ano. Isso ocorre porque ele abrange tantas atividades, que todos os perfis de viajante se satisfazem com o seu roteiro. Assim, não é um equívoco dizer que você precisa fazer esse Tour pelo menos uma vez na sua vida.

Sobretudo, os viajantes aderem a esse passeio pela comodidade e oportunidade de deixar que um profissional resolva todas as questões logísticas por eles. Afinal, há tanto o que se pensar em uma viagem, que às vezes tudo o que o viajante quer, é alguém que pense no seu lugar.

Atrativos do Tour Uva e Vinho

Acima de tudo, é um pacote completo.

Dessa forma, o guia e motorista busca o visitante em seu hotel ou pousada em Gramado ou Canela logo pela manhã. Em seguida, partem rumo ao Vale dos Vinhedos e a primeira parada é nada mais, nada menos do que o Trem do Vinho.

Mais ainda, haverá visitação com mais degustações no Parque Cultural Epopeia Italiana – lá também há uma exibição teatral primorosa.

Conforme o esperado, numa viagem à Toscana Brasileira não poderia faltar uma autêntica refeição italiana. Por isso, incluso no Tour Uva e Vinho está um almoço em Cantina Italiana Tradicional do Vale dos Vinhedos.

Ademais, haverá mais degustação de vinhos na Vinícola Garibaldi – internacionalmente premiada, diga-se de passagem.

Semelhantemente, os visitantes conhecerão a Queijaria Valbrenta e a Devoratta – Trufas Artesanais.

Ou seja, é uma viagem que aguça todos os sentidos.

Por fim, para aqueles que não perdem a oportunidade de comprar uma “barbada”, haverá uma paradinha estratégica no Varejo da Tramontina (os visitantes adoram) e a uma autêntica malharia serrana.

Em síntese, veja como será o seu dia de passeios no Vale dos Vinhedos:

  • Trem do Vinho;
  • Espetáculo Teatral no Parque Epopeia Italiana;
  • Refeição em Restaurante Italiano Típico;
  • Compras e Degustação na Vinícola Garibaldi;
  • Queijaria Italiana;
  • Fábrica de Trufas Artesanais;
  • Show-room Tramontina;
  • Fábrica de Malhas.

Tour Vinhedos Privativo

Não gosta da dinâmica da viagem em grupo? Não tem problema. Você pode adquirir um Tour Privativo, no qual o guia/motorista o busca em seu hotel ou pousada em Gramado ou Canela e o leva para os passeios que desejar.

Assim, você pode escolher o horário do passeio de Trem Maria Fumaça que mais lhe agrada, bem como pode definir o seu roteiro de acordo com o seu gosto.

Por sua vez, o guia/motorista vai ter um monte de sugestões para complementar o seu dia de passeio, mas é você quem manda.

Aliás, se quiser algumas dicas sobre paradas para compras e vinícolas interessantes para compor o Tour Privativo, você pode ler os seguintes artigos:


Como fazer o passeio de Maria Fumaça em Gramado?

Por outro lado, se você conhece bem a região serrana, alugou um carro e se garante no GPS, você pode comprar apenas o voucher do Trem Maria Fumaça. Todavia, lembramos que você deverá se atentar aos horários e às questões logísticas, razão pela qual a maioria prefere adquirir um tour.

Ademais, a distância de Gramado até o Vale dos Vinhedos exige do visitante uma determinada programação, para que não haja sacrifício de tempo de passeio.

Por fim, importante lembrar que não compensa a contratação de uber ou táxi porque leva cerca de 1 hora e 40 minutos para chegar nos Vinhedos.


O Passeio de Trem Maria Fumaça Vale a Pena?

Sem dúvidas.

À primeira vista, você chega à Estação Férrea e já é recebido com muita festa e música. Semelhantemente, durante toda a viagem você assistirá a intervenções artísticas, shows, dança e muita animação.

Além disso, honrando o nome de Trem do Vinho, você degustará espumantes, vinhos e sucos durante o trajeto enquanto aprecia as paisagens idílicas do Vale dos Vinhedos.

Mais ainda, a cada parada você se depara com mais degustações e apresentações culturais.

Não bastasse isso tudo, você ainda recebe um ingresso para o Parque Cultural Epopeia Italiana. Por sua vez, no Parque você receberá mais degustações, visitará um museu e comprará souvenirs. E o melhor: assistirá à encenação da história (real) de dois imigrantes italianos que chegaram ao Vale dos Vinhedos nos idos de 1800: Rosa e Lázaro. É incrível.

Definitivamente, não há quem se arrependa de embarcar nesse passeio.


Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre ingressos, passeios e refeições em Gramado, Vale dos Vinhedos e Serra Catarinense, chame a Gramadosuaviagem no Whatsapp:

Leia Também:

Por último, agradecemos a sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nossas dicas sobre Gramado/Canela, Vale dos Vinhedos e Cânions do Sul do Brasil.

Deixe um comentário