O que está aberto em Gramado hoje

À primeira vista, todo o Rio Grande do Sul estará classificado na bandeira preta até 4 de abril. No entanto, o retorno da cogestão no dia 22.03.21, permitiu que cada município estabeleça as suas regras. Em outras palavras, temos um sistema mais rígido que aquele adotado em bandeira vermelha, porém, mais suave que aquele adotado em bandeira preta. Dessa forma as pessoas que já se encontravam na Serra Gaúcha ou que, por diversas razões, não puderam desmarcar sua viagem têm se perguntado sobre o que está aberto por lá. Assim, vamos te dizer o que está aberto em Gramado hoje.

O que está aberto em Gramado hoje?

  • Bustour
  • Transfer
  • Transportes Privativos
  • Transportes Públicos
  • Hotéis e Pousadas
  • Lago Negro
  • Mirante Vale do Quilombo
  • Fonte do Amor
  • Igrejas
  • Rua Torta
  • Praça das Etnias

O que está aberto em Gramado hoje na BANDEIRA PRETA

o que está aberto em Gramado hoje

De antemão, o retorno da cogestão significa que cada município elaborará um plano de gestão da pandemia, enviará ao Governo Federal e este, por sua vez, o aprovará.

Por exemplo, Porto Alegre já está aplicando regras de bandeiras vermelha.

Assim, é preciso aguardar a nova regulamentação da cidade de Gramado.

Estamos sob lockdown?

Não. O objetivo da bandeira preta é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias.

Por isso, não é o mesmo que decretar lockdown, ao passo que o lockdown é medida mais radical e, ainda não foi aplicada no Rio Grande do Sul.

O que está aberto em Gramado hoje: Restaurantes

Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores.

Assim sendo, essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares.

O que está aberto em Gramado hoje: Transportes

De antemão, o serviço de transporte de passageiros é considerado serviço essencial, por isso tais atividades não foram comprometidas.

Em resumo, no transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

Todavia, recomenda-se a particularização de tais serviços, razão pela qual o transfer vem a ser a melhor escolha de transporte nas atuais circunstâncias.

Além disso, programar a sua chegada em Gramado, vai determinar o clima de boa parte de sua viagem. Por essa razão, um transfer que busque e leve você de volta ao aeroporto, com segurança, é realmente crucial para começar com tranquilidade a sua experiência serrana.

O que não foi afetado?

Serviços essenciais.

Com efeito, há suspensão das atividades entre 20h e 5h não não se aplica a farmácias, que podem funcionar no período noturno com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial ao público, além de serviços de entrega. 

Ademais, o mesmo vale para hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa).

O que está aberto em Gramado hoje: Hospedagem

Conforme explicamos acima, a suspensão não se aplica às atividades essenciais, nas quais se inserem os hotéis e as pousadas. Logo, as suas reservas já realizadas seguem mantidas.

Por outro lado, se não é o seu caso, você pode reservar hotéis e pousadas sem nenhum receio.

O que está aberto em Gramado hoje: Comércio

De antemão, o comércio está operando novamente. No entanto, ocorre mediante a observação das restrições de praxe, de modo que se emprega um distanciamento rigoroso entre as pessoas. 

Assim, é possível circulação de pessoas e o ingresso cauteloso em pontos de comércio para aquisição de quais quer itens de consumo.

Enfim, o passeio em Gramado não está inviabilizado, sendo possível aproveitar a cidade com os respectivos cuidados de saúde.

O que fazer em Gramado?

o que está aberto em Gramado hoje

Primordialmente, parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas não podem receber público. No entanto, podem operar com 25% dos trabalhadores para o caso de manutenção.

Assim, é possível visitar praças e o comércio. Além disso, há uma porção de pontos turísticos a céu aberto, segundo passaremos a mostrar.

Páscoa em Gramado

26 de março a 02 de maio de 2021

Local: Por toda a cidade.

Embora a programação oficial tenha sido integralmente adaptada, podemos garantir que o evento vai ser um grande sucesso!

Com efeito, durante a Páscoa em Gramado, os principais pontos da cidade são lindamente decorados. Assim, já em clima de celebração, você encontrará uma cidade bela e colorida, ideal para fotos, e que empolga o público que passa por lá.

Em síntese, com muito carinho e rigor artístico as ruas centrais ostentam cores vivas, estampas e muito chocolate, é claro! Sem dúvidas você vai adorar.

Ademais, a Rua Coberta – em frente à Igreja – apresenta opções de comércio, gastronomia em um ambiente arejado e lindamente decorado.


Enfim, Gramado recebe calorosamente os visitantes, todos os dias, com atividades diversas que fazem brilhar os olhos de adultos e crianças.

BUSTOUR

Sobretudo inspirado nos ônibus turísticos europeus, o Bustour traz para a região uma nova experiência para o turismo. Bem assim, você irá conhecer os principais atrativos turísticos das cidades de Canela e Gramado em grande estilo.

Certamente você terá uma belíssima visão panorâmica do alto do ônibus de dois andares, mas não só isso. Mais ainda, você terá a opção de circular por mais de 30 pontos turísticos de Gramado e Canela.

Dessa forma, a rota do ônibus reúne os principais atrativos das duas cidades, de modo que você pode subir e descer quantas vezes quiser, de acordo com os horários disponíveis, deixando o passeio com a sua cara.

Ademais, o cliente também pode visitar os pontos turísticos com descontos e vantagens especiais, além de receber informações culturais e históricas por áudio em Português, Inglês e Espanhol. Certamente é a grande pedida para sua viagem à Serra Gaúcha.

Contudo, em razão da bandeira preta, o Bustour não está fazendo a extensão para Skyglass, Vinícola Jolimont e Snowland.

Informações úteis:

Endereço em Gramado: Av. das Hortênsias, 1845 | Centro

Endereço em Canela: Rua Praça da Matriz, 69 sala 09 | Centro

Mirante Vale do Quilombo

Outra grande opção é o Belvedere Vale do Quilombo. Aliás, o mirante fica muito próximo do centro da cidade e apresenta uma vista espetacular do vale e das montanhas. Além do mais o local é aberto e seu acesso é totalmente gratuito. Assim, na Avenida das Hortênsias, há um acostamento onde os carros param para que as pessoas possam chegar até a calçada com vista para o vale.

Ademais, o local é um cenário e tanto para belas fotos, ou apenas para ser admirado! Tanto faz, você vai se encantar! Além disso, nos dias típicos de cerração, a paisagem fica ainda mais surpreendente, deixando visível apenas o topo das montanhas.

Na grade de proteção você irá encontrar cadeados que os turistas colocam ali, fazendo uma alusão a Pont des Arts – em Paris. Porém, se você quer cumprir o ritual do cadeado, saiba que há um lugar adequado para isso: a Fonte do Amor Eterno – ao lado da Igreja Matriz.

Informações úteis:

Endereço: Av. das Hortências, 2536 – Vila Suica, Gramado – RS.

Igreja Matriz

Sempre aberta, a Igreja de São Pedro datada de 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. Dessa forma, a estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro.

Mesmo para quem não é religioso, vale a pena tirar um momento para apreciar o silêncio e a energia do local.

Informações úteis:

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro, Gramado – RS.

Horário de Funcionamento: Consulte o horário das missas clicando aqui.

Fonte do Amor Eterno

Ademais, ao lado da Igreja Matriz, você vai ver a Fonte do Amor Eterno, um cenário colorido que inspira a todos – inclusive solteiros – a comprar um cadeado e gravar seus nomes no meu metal.

Os cadeados são vendidos na lojinha ao lado por um preço módico e as canetas oferecidas em um guichê, gratuitamente. Assim, muitas pessoas guardam as chaves para dar sorte, outras jogam na fonte: o ritual só depende da sua criatividade, importante mesmo é o gesto de comprometimento.

Informações úteis:

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro, Gramado – RS.

Horário de Funcionamento: 24 horas.

Rua Torta

o que está aberto em Gramado hoje

Atualmente a Rua Torta vem atraindo uma infinidade de visitantes de todos os lugares. Com efeito, a rua ficou famosa por seu formato cheio de curvas e decoração peculiar, semelhantemente à, Lombard Street – célebre rua da cidade de São Francisco na Califórnia.

Dessa forma, a Rua Torta de Gramado situa-se em frente à praça das Etnias, no centro da cidade.

Informações úteis:

Endereço: Rua Emilio Sorgetz, Gramado, RS.

Praça das Etnias

Antes de tudo, Gramado é uma cidade colonizada por civilizações europeias. Nesse sentido, construiu-se a Praça das Etnias para prestigiar aqueles que deram início à construção e ao desenvolvimento dessa cidade maravilhosa que conhecemos.

Assim, a praça presta homenagem aos imigrantes italianos, alemães e portugueses de outrora, através de uma arquitetura minuciosa.

Informações úteis:

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1848 – Centro, Gramado – RS.

Horário de Funcionamento: 24 horas.

Lago Negro

O Lago Negro é um ícone e um cartão postal de Gramado. Curiosamente, as árvores que o decoram foram importadas da Floresta Negra na Alemanha, sendo este o motivo de seu nome.

Por fim, a entrada no local é franca.

Informações úteis:

Endereço: R. Vinte e Cinco de Junho – Tres Pinheiros, Gramado – RS.

Horário de funcionamento: 24 horas.

Catedral de Pedra de Canela

A 15 minutos de Gramado você vai encontrar a cidade de Canela: rica em belezas naturais e passeios ao ar livre.

Assim, não deixe de ir à Catedral de Pedra. À primeira vista, a construção de estilo gótico inglês da Igreja Nossa Senhora de Lourdes é uma visão memorável para quem está no Centro de Canela. Com efeito, vitrais e esculturas ornamentam a grandiosidade dessa obra-prima.

Informações úteis:

Endereço: Praça da Matriz, 69, Centro, Canela – RS.

Horário de Funcionamento: das 9h às 19h. Após, pode ocorrer missa ou cerimônia, consulte os horários das missas aqui.

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida sobre o que está aberto em Gramado hoje ou sobre passeios e jantares na Serra Gaúcha, chame nossa equipe no Whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, agradecemos a sua atenção e o convidamos a continuar seguindo nosso trabalho informativo acerca do turismo na Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário