Viajar para Gramado em 2021 vale a pena?

De antemão, as pessoas têm se perguntado se é uma boa viajar para a Serra Gaúcha neste ano, considerando que a pandemia não tem previsão para recuar. Nesse sentido, cabe dizer que é possível viajar – e muitas pessoas o fizeram em 2020 – com todas as cautelas de praxe. Dessa forma, vamos te ajudar a responder ao seguinte questionamento: Viajar para Gramado em 2021 vale a pena?

Viajar para Gramado em 2021 vale a pena?

À primeira vista, em 2020 os viajantes optaram por alguns recursos que fizeram de seus passeios muito mais seguros e responsáveis. Só para ilustrar:

  • Transporte privativo (como transfer e tour privativos).
  • Passeios ao ar livre.
  • Compra antecipada de ingressos e jantares (para manipular dinheiro/cartão o mínimo possível).
  • Hospedagem com selo de turismo responsável.
  • Viagem em grupo pequeno.

Dessa forma, cabe a você organizar-se com cuidado e atentar-se à evolução das bandeiras na região, clicando aqui.

Por fim, vamos te dar algumas dúvidas sobre passeios mais arejados que exigem menor contato humano. No entanto, são sugestões as quais você deve consultar novamente antes de viajar, a fim de garantir que estarão abertas, de acordo com a bandeira aplicável à data do passeio.

Dicas de Passeios em Gramado na Pandemia

TOUR OLIVAS DE GRAMADO

Com toda a certeza, apenas estar no Parque já parece um afago para a alma. Mas mais do que isso, você vai contentar seu paladar com as degustações inusitadas de azeite de oliva e fazer descobertas gastronômicas muito agregadoras. Só para ilustrar, você sabia que é possível – e desejável – acrescentar azeite no sorvete? Exatamente. Bem assim, essa e outras lições você aprenderá ao visitar o Parque Olivas de Gramado.

Dessa forma, o visitante poderá escolher, para acompanhar a degustação sensorial do azeite de oliva, diversas opções de tábuas especiais com vários tipos de queijos, embutidos e pães. Entretanto, essa deliciosa atividade deve ser previamente agendada, por isso, consulte a disponibilidade do local.

Sobretudo, acompanhado de guia especializado, você conhecerá mais sobre a história de Gramado e dos imigrantes alemães, italianos e luso-açorianos que colonizaram a região. Além disso, como não poderia deixar de ser, você saberá mais sobre o cultivo, tipos e qualidades das oliveiras.

Atrações do Parque Olivas de Gramado

Só para ilustrar, veja o que é incluso no passeio:

  • Degustação de Azeites;
  • Livre acesso a Fazendinha – interação com os mini-animais;
  • Tour Rural;
  • Plantações de oliveiras e frutíferas;
  • Cânions;
  • Boutique das Olivas; 
  • Trilhas;

Com o propósito de proporcionar uma experiência ainda mais completa, o Parque oferece a opção de fazer piquenique com vista para os cânions, lagos e plantações de olivas. Assim,  a partir das 13 horas, você pode alugar cestas de piqueniques, que podem ser montadas conforme o seu gosto. A ocasião é perfeita para reunir os amigos e a família e degustar as melhores iguarias produzidas no interior de Gramado.

Todavia, caso deseje maior privacidade, há Estações de Piquenique que garantem maior comodidade e conforto aos visitantes, isso sem falar, é claro, nas vistas arrebatadoras.

LE JARDIN PARQUE DE LAVANDA

Enquanto você caminha sob a copa das árvores que filtram os raios de sol, vai sentir o cheiro de manhã de domingo (em qualquer dia da semana) e vai agradecer não estar em nenhum outro lugar senão aquele.

Compartilhe com a sua companhia um apfelstrudel com sorvete de creme e um café aromatizado, ao mesmo tempo em que aprecia a paisagem ligeiramente semelhante a uma tela de Van Gogh em seus últimos trabalhos provençais.

Endereço: Rodovia RS 115, nº 37700 – Gramado / RS

Funcionamento: Terça a domingo das 9h30 às 17h30. O Bistrô e as Estufas encerram suas atividades as 17h.

TOUR RURAL LINHA BELLA

Trata-se de um roteiro envolvendo cultura, história e gastronomia no interior da cidade. Aliás, essa atração é ideal para fugir da agitação e das filas dos parques centrais.

Primeiramente, o passeio começa na Praça das Etnias. Dura cerca de 6 horas até a sua conclusão, que se dá na Linha Nova – onde se originou a cidade de Gramado.

Além disso, o Tour Linha Bella é feito a bordo de uma jardineira histórica! Durante o percurso, são feitas 5 paradas em propriedades de famílias tradicionais de imigrantes, para visitação e degustação. Por último, um típico almoço Italiano e todo o seu sabor na Cantina Linha Bella. Assim, fogão a lenha, sobremesas da Nôna e música tradicional, são alguns dos atrativos desta bela cantina.

Dicas de Passeios ao ar livre em Canela na Pandemia

VINÍCOLA JOLIMONT

Antecipadamente é preciso dizer que a paisagem desse local é sem igual. Esse Terroir situa-se no Morro Calçado – em Canela – e oferece muito mais do que vinhos finos. Nesse sentido, há belas vistas, degustações, palestra, piquenique e stands para fotos em formato de pipa.

Ainda mais, você estará vivendo uma experiência exclusiva, haja vista que os vinhos produzidos na Jolimont não estão à venda em supermercados. A empresa preza a qualidade do produto e, por acreditar que esta se perde no caminho, prefere vender os seus vinhos finos diretamente.

Além disso, saiba que na degustação, você provará 7 rótulos da casa e, ainda, receberá dicas de como extrair o melhor do sabor dos vinhos.

Em suma, os passeios à Jolimont ocorrem diariamente das 09 horas às 17 horas. Além disso, a atividade inclui o ingresso de visita na Vinícola Jolimont, tour Virtual com óculos de realidade virtual (com visualização do processo de produção desde a colheita até o engarrafamento dos vinhos) e degustação orientada com 7 produtos Jolimont (vinhos e espumantes).

PASSEIO A CAVALO

Quer desfrutar de um lindo passeio a Cavalo por estradas rurais de Gramado, percorrendo caminhos em meio a mata nativa? Essa é a sua oportunidade.

Assim, você poderá cavalgar acompanhado por guias experientes, em animais dóceis e bem cuidados em um passeio que pode levar 40 minutos, 1h30 e até 3 horas, se você assim desejar.

Esse parque localiza-se na RS 235 Km 29,5, na Rua Linha Carazal Acorssi em Gramado, próximo a Vinícola Ravanello e Snowland.

Além disso, o parque abre diariamente das 9h às 18h e crianças menores de 6 anos são isentas.

ALPEN PARK

O parque oferece uma vasta gama de atividades muito divertidas para todas as idades. A saber, tem arvorismo, Tirolesas, Quadriciclo, Simulador Mini Rider, Super Salto, Alpen Race, Alpen Kids e Alpen Car.

Além disso tem Cinema 4D, com seus efeitos especiais e sensoriais, bem como o Alpen Interactive, onde os participantes podem interagir com um jogo em 5D.

A principal atração é, sem dúvidas, o Trenó Alpino, o qual percorre 900 metros, entre as matas. Dessa forma, o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade, que pode chegar até 40 km/h. É um brinquedo muito divertido.

Em conclusão, esse parque é uma experiência completa, que envolve ecoturismo, esportes, aventura e tecnologia. Vale a pena conhecer.

FLORESTA MÁGICA DA FLORYBAL

À primeira vista, os visitantes são surpreendidos pelo Gigante Semeador que carrega o Mundo Florybal no ombro. Na mão esquerda está a semente de cacau que remete o turista ao universo do chocolate.

Igualmente, o som das cachoeiras e o aroma da mata preservada, convidam às trilhas que passam por esse mundo mágico. Além disso, as réplicas de dinossauros em tamanho real, que se movimentam eletronicamente e emitem sons, deixam todos impressionados! É mágico.

Sem dúvida, o parque vai te levar a vários caminhos pelas histórias do mundo. Assim, o visitante irá encontrar uma cascata de chocolate e também uma aldeia que conta a história do cacau. Por fim, o parque ainda conta com cinema 7D, lojas e centro de alimentação. É um ótimo local para um passeio em família. As crianças simplesmente adoram.

Transporte em Gramado na Pandemia

De antemão, o serviço de transporte de passageiros é considerado serviço essencial, por isso tais atividades não serão comprometidas sequer em período de bandeira preta.

Todavia, recomenda-se a particularização de tais serviços, razão pela qual o transfer vem a ser a melhor escolha de transporte nas atuais circunstâncias.

Além disso, programar a sua chegada em Gramado, vai determinar o clima de boa parte de sua viagem. Por essa razão, um transfer que busque e leve você de volta ao aeroporto, com segurança, é realmente crucial para começar com tranquilidade a sua experiência serrana.

Por fim, para se locomover dentro da cidade ou entre Gramado e Canela, recomenda-se a contratação de tour privativo para aqueles passeios para os quais você quer dedicar mais tempo e, também, a compra do ticket bustour, para aqueles passeios menos especiais para você.

Todavia, se você ainda tem alguma dúvida sobre essa ou outra atração da Serra Gaúcha, chame nossa equipe no Whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário