O que fazer em gramado na pandemia

Primeiramente, Gramado estará operando sob as regras da bandeira laranja do Modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, em virtude de alterações no Plano de Cogestão Regional. Assim, dadas as circunstâncias, passemos a analisar o que está aberto e como funciona o turismo em Gramado durante a pandemia.

A verdade é que a maioria dos parques está em pleno funcionamento. No entanto, o atendimento é diferenciado e correspondente ao regulamento de biossegurança. Vamos entender:

Regras Gerais de Funcionamento

Restaurantes


Primeiramente, todos os restaurantes estão em atividade, contudo, trabalhando com 50% de capacidade máxima. Assim, o que muda para você, é o fato de que deve fazer reserva antes de sair de casa ou do seu local de hospedagem.

Além disso, você pode adquirir a sua refeição previamente, por exemplo:

Transportes

A princípio, transfer, ônibus ou o bustour, todos estão operando com 100% da capacidade. Contudo, aqueles viajantes mais cautelosos, têm preferido locação de automóvel individual. Assim, independentemente da sua opção, pode reservá-la aqui:

Hospedagem

Nesse ínterim, todos os hotéis e pousada estão trabalhando com atendimento de até 75% de capacidade máxima, considerando a quantidade de alternativas de hospedagem em Gramado e Canela, 75% é uma disponibilidade bem significativa. Contudo, não convém arriscar, reserve sempre antecipadamente a sua estadia.

Passeios ao ar livre

PARQUE TERRA MÁGICA FLORYBAL

Antes de tudo, o Parque Terra Mágica Florybal conta com inúmeras trilhas que conduzem você pela história do mundo. Por exemplo, você vai encontrar o Território dos Dinossauros – cheio de surpresas, o espaço dos primatas, a aldeia dos índios, os felinos que se movimentam e emitem sons. Ademais, você também vai encontrar mamutes, duendes, os feiticeiros e o Santuário.

Mais ainda, há cinema 7D, lojas e centro de alimentação. Em resumo, é um ótimo local de passeio em família.

ALPEN PARK

Surpreendentemente, o parque oferece uma série de atividades que irão despertar a sua adrenalina.

Por exemplo, tem Arvorismo, Tirolesas, Quadriciclo, Simulador Mini Rider, Super Salto, Alpen Race, Alpen Kids e Alpen Car.

Não só brinquedos radicais, mas também Cinema 4D, com seus efeitos especiais e sensoriais, e tem o Alpen Interactive, onde os participantes podem interagir com um jogo em 5D. Em resumo, a diversão é mais que garantida!

VINÍCOLA JOLIMONT

Supreendentemente, foi o Terroir encontrado no Morro Calçado – semelhante àqueles encontrados na França – que levou o francês Jacques Pierre Jules Brierre, em 1948, a estabelecer uma pequena produção de vinhos no local.

Em resumo, o reconhecimento da qualidade foi tamanho que tornou-se essa exclusiva Vitivinícola artesanal que conhecemos.

Com a finalidade de explorar o que de melhor a terra tem a oferecer, a Vitivinícola oferece um mirante em meio às parreiras e aos montes que as cercam. Com efeito, grandes barris tornaram-se stands fotográficos.

Ademais, as calçadas e construções feitas em pedra pura dão um toque bucólico ao ambiente, de modo a criar um cenário indefectível. Com toda a certeza você vai se encantar.

Finalmente, falaremos sobre a melhor parte: na degustação o visitante provará 7 rótulos da casa, os quais abrangem espumante, vinho tinto, rosé, branco e sucos. Mais ainda, a degustação ocorre durante a explanação de um enólogo bem qualificado.

Dessa forma, o visitante sabe o que está bebendo e conhece as particularidades do produto que o tornam melhor ou pior para o seu paladar. Em outras palavras, você aprimorará seu senso crítico enquanto degusta vinhos de primeira qualidade.

Vindima na Jolimont

Antes de mais nada, essa é a melhor época para viistar a Vitivinícola, pois está ocorrendo a Vindima na Jolimont. Dessa forma, você poderá vivenciar uma das mais antigas tradições do mundo: colheita e pisa das uvas.

Com efeito, trata-se de uma experiência exclusiva, especialmente porque ocorre apenas nos meses de janeiro a março.

Tour Virtual

Com o intuito aprimorar a experiência, pensando naquele visitante que não chega ao Morro Calçado na época da colheita, o Tour du Vin desenvolveu uma sessão de realidade virtual. Nesse sentido, você poderá vislumbrar amplamente todo o universo da Vitivinícola.

Funcionamento durante a pandemia

O Tour du Vin dura cerca de 45 a 60 minutos e o horário de funcionamento é das 9h às 16h45. Ainda, crianças até 7 anos não pagam o Tour;

AGROTURISMO

TOUR RAÍZES COLONIAIS

À primeira vista esse Tour é uma viagem no tempo e lhe permitirá conhecer um outro lado do Brasil, através de uma imersão cultural, a apenas cinco quilômetros de Gramado.

Casa Centenária

Primeiramente, você conhecerá uma mansão secular que é representação legítima de uma casa italiana do período de colonização de Gramado.

Moinho Cavichion

A história de Gramado está diretamente relacionada à produção de farinha de milho, e é na propriedade da família Cavichion que o visitante conhece sua produção e um pouco da história do tradicional cereal.

Museu Fioreze

Para contextualizar a história da colonização italiana em Gramado, o museu apresenta um acervo composto por itens pertencentes aos primeiros moradores da famosa cidade gaúcha. Além da exposição do legítimo quatro do primeiro médico a se instalar em Gramado.

Ervateira Marcon

Se o Rio Grande do Sul é tradicional pelo seu chimarrão, nada mais justo do que conhecer o processo de fabricação da tradicional erva mate. Na Ervateira Marcon, o visitante conhece a produção do item, além de poder desfrutar de todo o sabor do mate.

Degustação Culinária e Show musical da Família Foss

Enquanto sente o cheiro do pão sendo assado e aguarda o momento de sentar-se à mesa repleta de produtos da deliciosa culinária italiana, o visitante prestigia um show de músicas tradicionais, fechando o passeio com chave de ouro

TOUR LINHA BELLA

Assim como o Tour Raízes Coloniais, o Tour Linha Bella explora lindamente a história das pessoas que deram o pontapé inicial para a construção de Gramado e, certamente semearam os valores que hoje tanto apreciamos. Mais ainda, você provará produtos orgânicos e conhecerá lugares cuja preservação é feita com muito carinho. Vamos ver o que te espera.

Vinhos no tour

Inicialmente, os viajantes desembarcam na Vinícola Masotti. Chegando lá, o proprietário explicará a forma como os seus ascendentes italianos vieram ao Brasil em 1887, com a primeira abertura migratória do país.

Ou seja, a história intergeracional é narrada em primeira mão, por quem ouviu dos próprios atores. É fenomenal.

Ainda mais, o passeio inclui uma palestra sobre o procedimento de plantio e colheita de uva, como também de fabricação dos sucos e vinhos.

Logo depois, haverá uma deliciosa degustação dos tradicionais produtos Masotti.

2.ª Parada– Velho Casarão Visenzo Marcon

Se essas paredes falassem…bem, as paredes não falam, mas os filhos dos filhos sim: você conhecerá a extraordinária história de um casal de imigrantes que morou por dois anos dentro de uma árvore.

Uma vez que a explicação dada no Tour é muito rica, para saber os detalhes você terá que ouvir pessoalmente. Portanto, você vai adorar conhecer essa família tão hospitaleira e tão conhecedora das origens de Gramado.

Ademais, haverá degustação de produtos da colônia. A saber: como bolachas, linguiças, licores, graspa e até uvas, quando em tempo de colheita.

Como se não bastasse, o visitante poderá interagir com os animais da fazenda. Definitivamente as crianças curtem à beça (mas não só elas).

3.ª Parada – Moinho Cavichion

Mais um capítulo da história da imigração em Gramado é contado aqui, em um prédio centenário que abriga um moinho ainda em funcionamento.

Segundo a narrativa da proprietária, que é também descendente de família fundadora, o próprio moinho gerava a energia para a casa. Não é incrível?

Sem dúvidas, você assistirá a uma explanação divertidíssima.

4.ª Parada – Almoço na Cantina Linha Bella

Após, haverá o momento de almoço, mas o aprendizado não acabou. Isso porque a parada na Cantina Italiana é um mergulho nas origens de Gramado.

Em vista disso, o viajante conhecerá uma genuína Cantina Italiana no porão de um Casarão antigo, nos exatos termos em que ocorriam as celebrações familiares de outrora. É um ambiente lindo.

O que deveria ser uma pausa para almoço, revela-se uma festa, com música ao vivo do começo ao fim. Os nativos são tão receptivos que convidam todos os visitantes para dançar e celebrar. Até os mais tímidos acabam cedendo.

Afora isso, o visitante desfruta de um verdadeiro banquete, no qual é servido todo tipo de comida italiana que puder imaginar. Há quanto tempo você não prova uma legítima polenta mole?

Inegavelmente, será uma das melhores refeições que você fará na Serra Gaúcha.

5.ª Parada – Linha Nova

O passeio termina no começo de tudo: o marco zero da cidade de Gramado.

Nesse lugar, você ouvirá a história original de Gramado. Assim, entenderá como se tornou a potência turística que conhecemos.

Vamos adiantar para amenizar sua curiosidade: iniciou na Linha Nova em 1904, com a constituição do Distrito da cidade de Taquara.

Em resumo, Linha Nova seria a sede desse Distrito e, por isso, ali houve os primeiros passos no sentido da urbanização da região. Por exemplo: construções de escolas, polícia, cartório, igreja, etc.

Por outro lado, os empreendimentos da época levaram à rápida expansão, motivo por que foi necessária a construção da malha ferroviária a fim de ligar Taquara à Canela.

Contudo, a Estação Ferroviária precisou ser instalada na área próxima onde hoje identificamos a atual Rodoviária/Praça das Etnias. Diante disso, todo o centro de Gramado passou a ser aquele ponto geográfico.

Assim sendo, a região de Linha Nova tornou-se periférica. Provavelmente por isso a região sobreviveu incólume sem o perecimento de suas construções originais e das histórias que carregam. Bom para nós.

Além de ouvir essa e outras histórias, você participará de uma degustação de produtos da Família Boff, a anfitriã desse ponto turístico. É tudo muito interessante.

TOUR OLIVAS DE GRAMADO

Com o propósito de proporcionar uma experiência ainda mais completa, o Parque oferece a opção de fazer piquenique com vista para os cânions, lagos e plantações de olivas. Assim,  a partir das 13 horas, você pode alugar cestas de piqueniques, que podem ser montadas conforme o seu gosto. A ocasião é perfeita para reunir os amigos e a família e degustar as melhores iguarias produzidas no interior de Gramado.

Todavia, caso deseje maior privacidade, há Estações de Piquenique que garantem maior comodidade e conforto aos visitantes, isso sem falar, é claro, nas vistas arrebatadoras.

Só para ilustrar, veja o que é incluso no passeio:

  • Degustação de Azeites;
  • Livre acesso a Fazendinha – interação com os mini-animais;
  • Tour Rural;
  • Plantações de oliveiras e frutíferas;
  • Cânions;
  • Boutique das Olivas; 
  • Trilhas;

Ademais, o visitante visita as plantações de oliveiras e os mirantes do cânyon para o qual o parque tem vista frontal.

Sobretudo, acompanhado de guia especializado, você conhecerá mais sobre a história de Gramado e dos imigrantes alemães, italianos e luso-açorianos que colonizaram a região. Além disso, como não poderia deixar de ser, você saberá mais sobre o cultivo, tipos e qualidades das oliveiras.

Ainda mais, dentre as descobertas paisagísticas, você irá se deparar com uma casinha de elfos (ou duendes?). Com efeito, você vai se sentir em um universo paralelo – longe de toda a pressão e aceleração do ritmo cotidiano, esse lugar é um conforto.

PASSEIO A CAVALO

Quer desfrutar de um lindo passeio a Cavalo por estradas rurais de Gramado, percorrendo caminhos em meio a mata nativa? Essa é a sua oportunidade.

Assim, você poderá cavalgar acompanhado por guias experientes, em animais dóceis e bem cuidados em um passeio que pode levar 40 minutos, 1h30 e até 3 horas, se você assim desejar.

Esse parque localiza-se na RS 235 Km 29,5, na Rua Linha Carazal Acorssi em Gramado, próximo a Vinícola Ravanello e Snowland.

Além disso, o parque abre diariamente das 9h às 18h e crianças menores de 6 anos são isentas.

Todavia, se você ainda tem alguma dúvida sobre essa ou outra atração da Serra Gaúcha, chame nossa equipe no Whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário