Onde fica Gramado

De antemão, essa cidade conhecida pelo frio e apelo turístico do forte entretenimento é o destino preferido no Sul do país e, inclusive, já foi eleito o 3.º destino preferido no Brasil pela Trivago. Assim, vamos tecer alguns comentários para situar aqueles que têm curiosidade sobre essa gigante do turismo e explicar onde fica Gramado.

Onde fica Gramado?

Um pouco de história

gramado

Especula-se que o nome da cidade se deve a um pequeno campo local e que servia de lugar de repouso.

A cidade recebeu influência cultural e arquitetônica predominantemente alemã – século XIX -, razão pela qual a cidade possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato.

Porém, outras nacionalidades deixaram marcas intensas na miscigenação da cultura da cidade, por exemplo, os italianos, portugueses, sírios e libaneses.

A propósito, para prestigiar todas essas culturas, construiu-se a praça das Etnias.

Sobre a Praça das Etnias

À primeira vista, a Praça das Etnias situa-se junto ao Centro de Gramado e aglomera uma vários atrativos, a saber: três casas que representam os povos que colonizaram Gramado. Este é o motivo pelo qual você irá encontrar lá uma casa com arquitetura italiana (com um memorial), uma alemã (Casa do Colono) e outra portuguesa.

Além disso, frequentemente a Praça é palco de eventos culturais, por exemplo, nessa época do ano há atividades do Natal Luz no local.

Da localização propriamente dita

Primeiramente, a cidade de Gramado se situa na Encosta Inferior do Rio Grande do Sul, na Região das Hortênsias. Bem assim, Gramado está a 115 quilômetros de Porto Alegre, capital do estado, a viagem dura cerca de 2 horas. Ademais, a cidade Faz divisa com Caxias do Sul,ao norte, Três Coroas, ao sul, Canela, a leste, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval, a oeste.

Em suma, o principal acesso para Gramado se dá através da RS 115, embora também seja atendida pelas rodovias RS-235 e RS-373.

Pedágios

Com efeito, se você estiver dirigindo, gostará de saber que no percurso entre as cidades de Porto Alegre e Gramado, cujas vias principais são a BR-116, RS-239 e RS-115, você encontrará dois pedágios, tanto na ida quanto na volta.

Assim sendo, um deles situa-se na RS-239, km 20 e custa R$ 3,25. Já o outro, situa-se na RS-115, km 24 e custa R$ 7,90.

Distância do Aeroporto de Porto Alegre

Onde fica Gramado

Primeiramente, o principal aeroporto do Rio Grande do Sul é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a cerca de 115 km de Gramado. Em razão dessa distância, você precisará de mais um transporte para chegar a Gramado. 

Por consequência, as opções são transporte público (ônibus da Citral), uber, táxi, aluguel de automóvel ou transfer.

Além disso, pode-se optar pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul, o qual recebe voos das principais cidades brasileiras, a distância até Gramado é de aproximadamente 70 km.

Onde fica Gramado

Vale a pena contratar transfer?

Tendo em vista que alugar um veículo logo ao sair do aeroporto pode ser um jeito estressante de começar a viagem à Serra Gaúcha, os viajantes costumam fazer a locação apenas ao chegar em Gramado.

Isso porque ao desembarcar em Porto Alegre e dirigir-se à Gramado, percorre-se a BR 116 e em seguida a ERS 239 – ambas rodovias com alguns pontos de tráfego intenso.

Assim, considerando o desconforto do transporte público e a imprevisibilidade na utilização de carro alugado, é preferível a contratação de um serviço de transporte privativo ou coletivo, para sua segurança e comodidade.

Canela

Ademais, seguindo 9 quilômetros em frente após chegar em Gramado, você conhecerá a cidade de Canela. Provável quer você já ouviu falar dessa bela cidade. A princípio, tornou-se famosa por atrações turísticas como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.

De antemão, Canela faz divisa com as cidades de Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Três Coroas.

Ao passo que possui entretenimento para todos os gostos, os visitantes de Gramado costumam aproveitar a proximidade e o fácil acesso para conhecê-la. Vale muito a pena.

Em outras palavras, Gramado e Canela são quase indissociáveis, do ponto de vista turístico.

Onde fica Canela

Por outro lado, se você ainda tem dúvidas acerca da aquisição de algum tour ou ingresso, pode entrar em contato com nossos atendentes, através do whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário