Tour Cânion Itaimbezinho – com Piquenique

Inegavelmente a cidade de Gramado possui um charme inconfundível e também atrações para os diversos públicos. Ainda mais, possui também uma localização muito privilegiada, ficando próxima de outros polos turísticos – como o Vale dos Vinhedos e a região dos Cânions, por exemplo. Desse modo, hoje convidamos você a conhecer um passeio incrível: o Tour Cânion Itaimbezinho – com Piquenique. Continue sua leitura e saiba tudo sobre esse roteiro!

Tour Cânion Itaimbezinho - com Piquenique

Em primeiro lugar, os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Assim, a parte superior, conhecida como “Campos de Cima da Serra”, pertence ao estado gaúcho. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses. Hoje falaremos um pouco mais sobre o Cânion Itaimbezinho, que é o nosso destino em questão e faz parte do Parque Nacional Aparados da Serra!

Estima-se que o Cânion tenha sido formado há mais de 130 milhões de anos, devido a movimentações das placas tectônicas e erupções de magma basáltico. Após a sedimentação das rochas, criou-se um ecossistema diverso, que inclui espécies da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias. O nome “Itaimbezinho” tem origem tupi-guarani. “Ita” significa “pedra” e “Ai be”, afiada.

Tour Cânion Itaimbezinho – com Piquenique

Durante o tour você vai conhecer o maior cânion da América Latina, que fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul RS. Então no belo cenário – palco das filmagens da minissérie Casa das Sete Mulheres – você vai presenciar um vista sensacional. Afinal o imponente Cânion Itaimbezinho tem aproximadamente 700 metros de profundidade e seis quilômetros de extensão.

Além disso, você poderá contemplar as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica. No parque, realizaremos as trilhas do Vértice e do Cotovelo – falaremos delas a seguir. Ao final do tour, um piquenique delicioso com vista para os cânions fecha sua aventura com chave de ouro! Aproveite esse momento para fazer lindas fotos!

Trilha do Vértice

Primeiramente, a Trilha do Vértice é feita pela mata nebular – floresta típica das bordas dos cânions. Aliás, a trilha é parcialmente calçada, e há diversos mirantes com vista para as cachoeiras que formam o Cânion. Como exemplo, as cascatas Andorinhas e Véu da Noiva. No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.

Tour Cânion Itaimbezinho - com Piquenique

A trilha tem início na sede do parque, em um trajeto curto, com 1,4 km de extensão. Assim, a duração da caminhada é aproximadamente 45 minutos (ida e volta). Além disso, o nível de dificuldade dessa trilha é fácil. Dessa forma, é uma ótima opção para todos os públicos!

Trilha do Cotovelo

Na trilha do Cotovelo, além de caminhar um bom trecho pela mata de araucária, ao final você terá belas vistas para os paredões que compõe o Cânion. Os desfiladeiros chegam a mais de 700 metros de altura e a 07 km de extensão nesta trilha. Além disso, o percurso da trilha tem 6 km, o trajeto é plano, com caminhada que leva em média 2:30 h (ida e volta).

Tour Cânion Itaimbezinho - com Piquenique

Em suma, é uma caminhada leve. Assim, pessoas de todas as idades podem fazê-la. Por sua vez, a trilha do Cotovelo também se inicia na sede do parque. Assim, a maior parte do trajeto é feita por uma antiga estrada e o restante do caminho é feito pela borda do cânion.

Maiores Informações

O grande diferencial desse passeio, é que você pode fazê-lo durante sua viagem por Gramado ou Canela. Assim, junto com o passeio você já adquire o transporte até o Cânion. Atenção, pois você precisará estar em um dos pontos de partida do passeio no horário:

  • Saída de Gramado: Loja Brocker (Av. das Hortênsias, 1845 – Centro): 07h30min.
  • Saída de Canela: Loja Bustour (Praça da Matriz, 69 – sala 09 – Centro): 07h50min.

Ademais, confira o que a atividade inclui:

  • Transporte – saindo dos pontos de encontro nos horários indicados;
  • Acompanhamento de guia;
  • Piquenique;
  • “Sacochila” personalizada (uma para cada passageiro pagante).
  • Atividade não inclui: Refeições não listadas e Ingresso no Parque Aparados da Serra.

É BOM SABER – O ingresso para o Parque Itaimbezinho custa R$50,00 por pessoa. Aliás, os valores estão sujeitos a alteração sem aviso prévio, não cabendo a Gramado Sua Viagem a gerência de tais valores e/ou informações. Por fim, será solicitado comprovante de vacinação contra Covid-19 para acesso ao parque.


Por último, esperamos ter ajudado com nossas dicas sobre o Tour Cânion Itaimbezinho – com Piquenique. Conte conosco para esclarecer suas dúvidas sobre roteiros, ingressos e passeios, CLIQUE AQUI! 

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário