Passeio Italiano em Gramado

De antemão, o passeio italiano em Gramado conduz o visitante a um mergulho nas origens da Serra Gaúcha desde a chegada dos europeus na região. Dessa forma, de um jeito leve e divertido, o tour expande os horizontes dos visitantes e resgata a história de imigrantes italianos. Enfim, trata-se de um passeio que prestigia a história, a cultura e a boa gastronomia.


Passeio Italiano em Gramado

TOUR LINHA BELLA

Curiosamente, nesse Tour o visitante vive uma experiência que mostra uma cidade de Gramado muito diferente daquela que se exibe na televisão e nas mídias sociais. Bem assim, nesse outro panorama, é possível enxergar muito bem a influência italiana na construção da identidade cultural da região.

Dessa forma, o tour explora um roteiro muito rico em termos de história e agroturismo, de modo que privilegia as tradições intergeracionais e os hábitos locais.

Além disso, o Tour traz a você uma culinária sedimentada com base italiana e aperfeiçoamento familiar, o que dá uma tônica muito singular ao passeio.

Assim sendo, você irá degustar iguarias que não são facilmente encontráveis em grandes cidades, com uma qualidade indiscutível e com carinho que só os pequenos empreendedores são capazes de colocar em um produto.

Como funciona o Tour Linha Bella?

Primeiramente, a agência busca os visitantes em seus hotéis ou pousadas em Gramado e Canela no início do dia ( entre 8h10 e 8h40) e, assim, partem para embarcar na Jardineira das Hortênsias.

Durante o passeio, visitar-se-ão vários pontos turísticos que um dia já foram o lar ou a empresa dos primeiros italianos que se fixaram em Gramado.

Só para ilustrar, você conhecerá a Vinícola Masotti – uma linda vinícola familiar que serve vinhos, degustação e oferece uma explanação acerca da produção e do método italiano.

Por sua vez, no Casarão Vitienzo Marcon, você conhecerá o lar e os bens que outrora pertenceram ao patriarca e à matriarca dessa família, que migraram da Itália para o Brasil em 1800. Ademais, ouvirão as histórias passadas de pais para filhos pela descendente deles.

Mais ainda, você irá conhecer o Moinho Cavichion e, empreendimento mais italiano não há, visto que a polenta é uma receita típica e adorada dessa cultura.

Já o almoço é a parte mais aguardada do passeio, porque ocorre na famosa Cantina Linha Bella. Em síntese, a Cantina é um restaurante típico que tem ar de reunião de família. Assim sendo, nesse restaurante você provará uma sequência de receitas trazidas da Itália no passado e algumas reinventadas pelos descendentes dos imigrantes.

Não só a comida é maravilhosa, mas também a recepção. Isso porque no restaurante há muita música e festividade, com show ao vivo e um gaiteiro muito animado.

Por fim, você conhecerá Linha Nova, o distrito onde ocorreram as primeiras instalações em Gramado. Em suma, lá você conhecerá os primeiros pontos comerciais, igreja e delegacia de Gramado.

Ademais, ao fim do passeio a Agência leva o visitante de volta para seu hotel ou pousada em torno das 15 horas.

Agora vamos recapitular o roteiro do Tour Linha Bella:

Passeio Italiano em Gramado

OUTROS PASSEIOS SOBRE A CULTURA ITALIANA

A princípio, considerando que a imigração italiana na região da Serra Gaúcha foi intensa, há vários passeios que homenageiam esses imigrantes e a sua herança cultural.

Por isso, fica aqui algumas sugestões para você conhecer as outras alternativas disponíveis em Gramado para quem quer saber um pouco mais sobre os italianos e seus costumes.

Só para ilustrar, a aproximadamente 1 hora e meia de Gramado encontra-se o Vale dos Vinhedos, uma região de marcante cultivo de uva e vinho, famosa pelas estações ferroviárias e pelas cantinas italianas. Bem assim, se você deseja conhecer a região, a 3 passeios muito populares para chegar lá saindo de Gramado:

  • Tour Uva e Vinho
  • Passeio nos Vinhedos com Almoço
  • Tour Vinhedos Privativo

Assim, se deseja saber mais sobre esses passeios, leia as seguintes matérias: Pacote completo Tour Uva e Vinho Gramado e Roteiro Vinhedos saindo de Gramado.

No entanto, se você não quer sair de Gramado, na própria cidade há o Tour Raízes Coloniais e também a Noite Italiana.

Passeio Italiano em Gramado

Dessa forma, se você deseja mais informações sobre esses passeios ou pretende comprá-los, clique aqui:

Ademais, para saber mais sobre destinos de compras na Serra, leia: Dicas de Compras na Serra Gaúcha e O que é bom comprar em Gramado?


LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário