Coronavírus e Suas Bandeiras em Gramado RS

De antemão, a pandemia causada pelo COVID-19 vem trazendo muitos problemas para todas as regiões do Brasil. Por isso, com Gramado não está sendo diferente, a cidade vem passando por muitas dificuldades relacionadas às restrições impostas pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, afim de garantir uma maior segurança para a população e visitantes. A seguir, saiba mais sobre o Coronavírus e Suas Bandeiras em Gramado RS.

Coronavírus e Suas Bandeiras em Gramado RS: Bandeira Preta

ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO

Sobretudo Restaurantes, padarias e lanchonetes podem funcionar no sistema a la carte, prato feito e bifê sem autosserviço com 50% dos funcionários, além dos sistemas take away (pegue e leve), tele-entrega e drive thru. Hotéis, por sua vez, passam a operar com apenas 50% dos quartos disponíveis. Salvo hotéis de beira de estrada e em rodovias, que podem operar com 100% dos quartos disponíveis.

COMÉRCIO

Primordialmente na bandeira preta o comércio de rua e em centros comerciais ou shopping pode funcionar, porém com 50% de operação somente, sendo aos centros comerciais, disponibilidade também de 50% de lotação também. O mesmo ocorre para o comércio de veículos.

Só para ilustrar, farmácias, supermercados e postos de gasolina têm operação reduzida a 75% dos trabalhadores. Comércio varejista e atacadista de itens não essenciais deixa de atender em sua total capacidade, passando a 50% dos trabalhadores.

Ademais, seguem proibidos de funcionar as Casas noturnas, bares, pubs, eventos e parques temáticos.

Sobre as bandeiras

Conforme o grau de risco, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. Sendo assim, o monitoramento é semanal e a divulgação preliminar ocorre na sexta-feira. Além disso, quando a nova bandeira for de risco menor, a classificação passa a valer às 0h de sábado. Por outro lado, para as demais regiões, incluindo aquelas que apresentaram recursos, haverá nova divulgação na segunda-feira, com vigência a partir de terça-feira. Desta forma, os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras.

O que fazer em Gramado com o Coronavírus?

Inegavelmente, todos estamos um pouco perdidos em relação ao que está acontecendo no mundo. Bem assim, não sabemos como lidar com tantas informações, uma sobrepondo a outra e muitas fake news em todas as redes. Por isso, viemos contar para vocês como Gramado está funcionando nessa época tão complicada.

Antes de mais nada, garantimos que Gramado é linda em qualquer situação, as ruas da cidade trazem tamanha exuberância que uma simples caminhada se torna seu passeio favorito. Porém, há alguns lugares onde a visitação é permitida independente da bandeira vigente na cidade. Desta forma, estão inclusos nesta lista o Lago Negro, onde um trilho percorre as margens do lago, encantando com muita natureza e patinhos nadando. Também podemos contar como ítem a Rua torta, que, por ser um local aberto, pode ser visitada e contemplada em qualquer situação, sendo palco para lindas fotos e recordações.

Além disso, outro lugar na cidade onde se pode passear durante a pandemia é a Rua Coberta que, apesar de não garantirmos que os restaurantes e lojas estejam abertos, é um local lindo para visitação. Assim como a Fonte do Amor Eterno e a Igreja São Pedro, que contam como principais pontos turísticos da cidade e são de livre acesso, sem contar que são locais incríveis.

Bônus

Nesse ínterim, gostaríamos de adicionar à nossa lista um dos mais queridos pontos turísticos da cidade de Canela e considerado uma das sete maravilhas do Brasil, no ano de 2010. Cidade vizinha de Gramado, ficando a somente 7km de distância, Canela é dona da Catedral de Pedra, um dos principais pontos turísticos da Serra Gaúcha. E não é à toa não, a Catedral conta com iluminação noturna esplêndida e vista aos sinos (quando permitido), além de expor toda sua grandeza em seus vitrais e abóbodas no interior. Tudo isso sem contar sua linda estrutura, toda de pedra e torre de 65m de altura. Vale muito a pena conferir.

Terá Natal Luz em 2020/2021?

Segundo a autarquia municipal GramadoTur, que é responsável pela organização do evento, o 35º Natal Luz irá ocorrer. Aliás, o novo presidente do órgão garantiu que tudo está sendo planejado para que essa festa linda possa acontecer mediante as novas medidas de segurança que a pandemia nos impôs.

Assim, o evento está programado para ocorrer de 22 de outubro de 2020 até o dia 30 de janeiro de 2021. Da mesma forma, os ingressos para os shows principais já estão à venda. Garanta seus ingressos de forma antecipada clicando aqui.

Festival de Cinema modificado

A pandemia de coronavírus em Gramado trouxe algumas alterações para o Festival de Cinema 2020. O evento que inicialmente iria ocorrer no mês de agosto, foi transferido para o período de 18 a 26 de setembro. A intenção da GramadoTur com essa prorrogação é ter mais tempo para poder organizar melhor as estratégias que vão possibilitar as festividades. É importante ressaltar também que a organização do evento não descartou mudanças e adequações em relação ao funcionamento e logística, incluindo a possibilidade de realizá-lo através de vídeoconferência ou chamada de vídeo.

Todavia, se você ainda tem alguma dúvida sobre os passeios e jantares na Serra Gaúcha, chame nossa equipe no Whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário