Opções de transporte em Gramado

Está planejando a sua viagem a Serra Gaúcha? A princípio, comece pelo básico e analise as opções de transporte em Gramado. Assim, depois que você tiver definido o essencial, como transporte, hospedagem e os dias de viagem, você pode partir para a escolha dos pontos turísticos que irão compor o seu roteiro. Dessa forma, neste artigo, falaremos sobre o transporte para que você possa resolver de uma vez por todas essa questão logística.

Opções de transporte em Gramado

  • Transfer
  • Bustour
  • City Tour
  • Tour Privativo
  • Aluguel de Automóvel

Transfer

Primeiramente, o principal aeroporto do Rio Grande do Sul é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a cerca de 115 km de Gramado. Assim, em razão dessa distância, você precisará de mais um transporte para chegar a Gramado. 

Por conseguinte, as opções são transporte público (ônibus da Citral), uber, táxi, aluguel de automóvel ou transfer.

Tendo em vista que alugar um veículo logo ao sair do aeroporto pode ser um jeito estressante de começar a viagem à Serra Gaúcha, os viajantes costumam fazer a locação apenas ao chegar em Gramado.

Isso porque ao desembarcar em Porto Alegre e dirigir-se à Gramado, percorre-se a BR 116 e em seguida a ERS 239 – ambas rodovias com alguns pontos de tráfego intenso.

Logo, considerando o desconforto do transporte público e a imprevisibilidade na utilização de carro alugado, é preferível a contratação de um serviço de transporte privativo ou coletivo, para sua segurança e comodidade.

5 Passeios para a família em Gramado

Bustour

Por outro lado, chegando em Gramado, você pode se locomover através do Bustour das 9h à 18h, circulando entre Gramado e Canela o dia inteiro.

Nesse sentido, o sistema do Bustour é muito interessante porque o passageiro desce no ponto turístico que lhe agrada e sobe em outro Bustour, visto que eles circulam o dia todo pela rota e você pode controlar os trajetos por um aplicativo.

Sobretudo inspirado nos ônibus turísticos europeus, o Bustour traz para a região uma nova experiência para o turismo, na qual você irá conhecer os principais atrativos turísticos das cidades de Canela e Gramado em grande estilo.

Ainda mais, além de ter uma belíssima visão panorâmica do alto do ônibus de dois andares, utilizando o Bustour você têm a opção de transporte para mais de 30 pontos de parada, que reúnem os principais atrativos das duas cidades.

Segundo a dinâmica do Bustour, você pode subir e descer quantas vezes quiser, de acordo com os horários disponíveis, deixando o passeio com a sua cara.

Ademais, o cliente Bustour também pode visitar os pontos turísticos das rotas com ótimos descontos e vantagens, além de receber informações culturais e históricas por áudio em Português, Inglês e Espanhol. Enfim, é a grande pedida para sua viagem à Serra Gaúcha.

5 Passeios para a família em Gramado

City Tour

Inicialmente, trata-se de uma opção mais barata que os demais meios de transporte disponíveis na Serra Gaúcha. Assim, você visitará os principais pontos turísticos das duas cidades. Por exemplo:

Roteiro em Gramado

✔Fábrica e Loja de Chocolates – (Visita)
✔Fábrica e Loja de Cristais de Gramado – (Visita)
✔Lago Negro – (Visita)
✔Loja de Vinhos e Artesanato – (Visita)
✔Mini Mundo –  (Visita)
✔Pórtico de Gramado – (Visita)

Roteiro em Canela

✔Bondinhos Aéreos/Cascata do Caracol – (Visita)
✔Igreja Nossa Sra. de Lourdes / Catedral de Pedra – (Visita)
✔Mundo a Vapor – (Visita)

Tour Privativo

Após tirar um dia para conhecer os pontos turísticos genericamente, através do Bustour, você vai gostar de reservar um dia para visitar de fato aqueles que mais lhe agradaram e para os quais você gostaria de dedicar mais tempo.

Assim, para passar tempo de qualidade nos Parques e não se preocupar com questões práticas como estacionamento, localização, fiscalização de trânsito e etc, você pode contratar um Tour Privativo.

Dessa forma, o Passeio é realizado em veículo privativo com motorista/guia à sua disposição. Bem assim, o roteiro e o tempo de permanência nos pontos turísticos são definidos por você e orientados pelo motorista/guia para um maior aproveitamento.

5 Passeios para a família em Gramado

Vale a pena alugar automóvel?

Certamente é uma opção. Assim, se você está viajando em um grupo menor, pode preferir alugar um carro e se locomover de forma independente pelos pontos turísticos de interesse do grupo.

Por sua vez, tem suas vantagens porque você poderá transitar livremente entre as cidades periféricas de Gramado, a exemplo de Canela e Nova Petrópolis.

Dessa forma, se você se localiza bem ou viaja tranquilo com o GPS, pode compensar a locação de um veículo durante a sua estadia em Gramado.

No entanto, fique sempre atento aos parquímetros: poucas áreas turísticas de Gramado não têm um, logo, ande com muitas moedas no bolso, porque você vai precisar.

Além disso, prefira locadoras locais, porque o serviço é mais eficiente, visto que estão sempre por perto e, também, é mais barato.

5 Passeios para a família em Gramado

Posso fazer turismo à pé?

Com efeito, a maioria dos parques e atrações são bem distantes para visitar a pé. A boa notícia é que para ir de carro, é rapidinho.

No entanto, há uma grande concentração de pontos turísticos no centro de Gramado e todos eles você pode percorrer a pé em um dia só.

Só para ilustrar, veja quais são eles:

  • Palácio dos Festivais
  • Igreja Matriz e Fonte do Amor Eterno
  • Largo da Borges
  • Praça das Etnias
  • Rua Torta
  • Mundo do Chocolate
  • Fantastic House
  • Bier Platz
  • Praça Major Nicoletti

Assim, perceba que tais pontos permeiam a Avenida Borges de Medeiros. Primordialmente, trata-se de uma região com turismo consolidado, na qual você encontra os mais variados tipos de comércio.

Dessa forma, além das praças e atrações, aproveite para passar nas lojas de chocolates, vinhos, artesanatos, pubs e cafés que você encontrará pelo caminho.

Todavia, se você ainda tem alguma dúvida sobre ingressos ou atrações para sua viagem à Serra Gaúcha, chame nossa equipe no Whatsapp:

Experiências Gastronômicas obrigatórias em Gramado

LEIA TAMBÉM

Por último, aproveitamos a oportunidade para convidar você a seguir acompanhando nosso trabalho de promoção do turismo na nossa tão querida Serra Gaúcha.

Até a próxima.

Deixe um comentário